PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lava Jato também apura ligação de Delcídio com Funaro

Nas apreensões feitas no gabinete do petista, os investigadores encontraram documentos e anotações nos quais se lê o nome do lobista preso nesta sexta relacionado a valores

Por Gustavo Aguiar , Fabio Fabrini , Fabio Serapião e de Brasília
Atualização:

Delcídio Amaral. Foto: Reprodução

A Operação Lava Jato identificou ligações do agente financeiro Lúcio Funaro, preso nesta sexta-feira, 1, com o senador cassado Delcídio Amaral (ex-PT-MS). Nas apreensões feitas no gabinete do petista, os investigadores encontraram documentos e anotações nos quais se lê o nome "Funaro" relacionado a valores.

PUBLICIDADE

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), esses elementos indicam que as relações de Funaro não se limitam ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas se espraiam "para diversos integrantes da organização criminosa". As informações constam da decisão na qual o ministro Teori Zavascki fundamenta a prisão de Funaro.

[veja_tambem]

Num dos papeis, intitulado "Eleição-2012", consta a inscrição "R$ 500.000", seguida do nome "Lúcio Funaro". Na mesma lista, há nomes de outros investigados: João Vaccari, Ricardo Pessoa e Júlio (que seria Julio Camargo), além de Atilano (pessoa ligada à empresa lesa, investigada por desvios na Petrobrás) e Engevix (cujos executivos foram presos na Lava Jato).

Em outro documento, o nome de Funaro está associado a "R$ 100.000,00". "Como se nota, além da íntima relação com Eduardo Cunha, as recentes medidas revelaram que Funaro também possui relação (pelo menos) com Delcídio, preso recentemente por tentar embaraçar a investigação", sustenta a PGR.

Publicidade

COM A PALAVRA, DELCÍDIO AMARAL

Gostaria de registrar que conheço Lúcio Funaro desde a CPI dos Correios. Não conheço o teor do documento que supostamente foi apreendido no meu gabinete em Brasília. No meu entendimento trata-se de relação de doadores das campanhas municipais de 2012. No caso de Funaro acredito que se referem a doações oficiais de frigoríficos que atuam no meu Estado, com os quais ele sempre teve relação muito próxima.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.