Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lava Jato concorda com desbloqueio de R$ 30 mil do escritório da mulher de Cabral para rescisão trabalhista

Procuradores se manifestam ao TRF-2, Corte de apelação da operação, pela abertura de contas de Adriana Ancelmo para quitar dívida com advogado que trabalhou para ela

PUBLICIDADE

Foto do author Pepita Ortega
Por Pepita Ortega
Atualização:

Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo. Foto: Marcos Arcoverde/Estadão - 2007

O Ministério Público Federal manifestou ao Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2) que concorda com a ação de um advogado que trabalhou no Ancelmo Advogados para a Justiça liberar R$ 30 mil das contas bloqueadas do escritório para pagar rescisões trabalhistas. O bloqueio é resultado de ordem judicial para ressarcir perdas aos cofres públicos atribuídas à mulher do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), advogada Adriana Ancelmo, ao fim do processo da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato no Rio.

PUBLICIDADE

O julgamento do mandado de segurança com o pedido foi pautado pela 1.ª Turma do TRF-2 para esta quarta, 18.

As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal na 2.ª Região - Processo 0011458-89.2018.4.02.0000

No parecer à 1.ª Turma, o Ministério Público Federal se opôs em parte à decisão da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio - para a qual o bloqueio deve ser mantido - e avaliou que a 47.ª Vara Trabalhista homologou o acordo do escritório para indenizar o advogado, 'logo tem força de sentença e deve ser cumprido'.

"Não há como não dar cumprimento à decisão proferida pela Vara Trabalhista, exatamente por se tratar de uma decisão judicial, emanada de autoridade de mesmo grau e hierarquia", anotou o Núcleo Criminal de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal na 2.ª Região (RJ/ES) ao TRF-2.

Publicidade

"A autoridade judiciária criminal não tem legitimidade e competência para impedir o gravame determinado pelo juízo de outra esfera. Aliás, idêntica postura seria exigível do juízo trabalhista, que não poderia rejeitar penhora determinada pelo juízo criminal, se fosse o caso."

Para os procuradores regionais do Núcleo Criminal de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal na 2.ª Região, o desbloqueio parcial das contas, além de vinculado ao cumprimento pendente de uma decisão judicial, trata de crédito trabalhista, que tem natureza alimentar, o que leva a Procuradoria a concluir pela necessidade da liberação dos valores firmados.

O Ministério Público Federal citou ainda que, nos autos do processo, registra-se a liberação de valores retidos daquele escritório para pagar outras rescisões trabalhistas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.