Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Laudo da PF aponta novos pagamentos a João Lyra, dono do avião usado por Eduardo Campos

Em documento de 87 páginas, peritos indicam a movimentação financeira da holding UTC, empreiteira pega na Lava Jato, e repasses para a MRTR Gestão Empresarial que tiveram como destinatário empresário pernambucano preso na Turbulência

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Eduardo Campos à frente do jato Cessna. Foto: René Moreira/Estadão

A Lava Jato identificou novos pagamentos suspeitos ao empresário pernambucano João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, dono da aeronave que se acidentou em 13 de agosto de 2014 causando a morte do então candidato à presidência Eduardo Campos (PSB).

Em laudo de 87 páginas sobre a movimentação financeira das empresas da holding UTC - uma das empreiteiras que foi pega na Lava Jato e cujo dono Ricardo Pessoa fez acordo de colaboração premiada - os peritos da Polícia Federal identificaram o nome do empresário pernambucano como um dos destinatários de recursos da empresa MRTR Gestão Empresarial, localizada na capital paulista e da qual 80% dos recursos que chegaram em sua conta entre 2012 e 2013 vieram da UTC.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

No laudo a PF não aponta quanto Lyra teria recebido, mas identifica que as empresas do grupo UTC repassaram R$ 42,3 milhões para a MRTR no período. A empresa de consultoria é listada dentre as companhias investigadas pela Lava Jato como suspeitas de movimentar dinheiro ilícito para as empreiteiras que mantinham contrato com a estatal e outros órgãos públicos.

Lyra está preso desde o dia 20 de junho, quando foi detido na Operação Turbulência - que investiga um grupo especializado em lavagem de dinheiro, em Pernambuco e Goiás, que teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010. Na ocasião, a Polícia Federal em Pernambuco identificou uma rede de empresas, inclusive algumas já investigadas na Lava Jato, para a lavagem de dinheiro que foi usado para adquirir o avião de Campos e até para o suposto caixa 2 da campanha dele à reeleição para o governo de Pernambuco em 2010.

A MRTR, contudo, não apareceu nas investigações da Turbulência.

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA DE JOÃO CARLOS LYRA:

A defesa de João Lyra nega que ele tenha praticado quaisquer irregularidades e declara que todos os esclarecimentos serão prestados nos autos do processo.

COM A PALAVRA, A MRTR CONSULTORIA:

A reportagem entrou em contato com a empresa por telefone, mas foi informado que não havia ninguém lá para comentar os pagamentos da UTC e consequente repasse a João Lyra.

COM A PALAVRA, A UTC:

Publicidade

"A UTC não comenta investigações em andamento."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.