Uma impressionante carta encíclica de um surpreendente Papa.
Justamente por não deixar de ser Francisco ... atenta para o meio ambiente.
Tudo está conectado.
A ecologia tem uma dimensão social, ética, política incentivando à uma "cidadania ecológica".
Normalmente, nas cartas encíclicas são citados Santos, Papas e Doutores da Igreja.
Nessa encíclica, tem-se a citação de Dante, Paul Ricoeur e até um Sufi (autoridade islâmica) além do Patriarca Bartolomeu.
Laudato Si´ é um marcante documento da Igreja para todos os habitantes da Terra.
Vejamos, em apertada síntese:
Devemos atentar para os "ninguéns"
Devemos acolher os deserdados pela Vida.
Devemos resgatar os desabrigados da História.
Epistemologia da Encíclica:
- Suma Ecológica
Trata-se de uma síntese de tudo o que se discute em ecologia atualmente.
- Degradação ambiental
... está intimamente relacionada com a degradação humana, ética e social.
Não existem duas crises,mas apenas uma crise ambiental.
- Conjuga sempre o clamor da natureza (ecologia) com o clamor dos pobres (justiça).
- Perspectiva sistêmica da ecologia
- ecocentrismo
- ecologismo dos pobres
- justiça ambiental
- economia ecológica
Quatro linhas básicas sociais e ecológicos
(cf. Evangelium Gaudium 221-37)
- "o todo é superior às partes"
- "o tempo é superior ao espaço"
- "a realidade é superior à ideia"
- "a unidade prevalece sobre o conflito"
Objetivos:
- Proporcionar uma apresentação da Carta Encíclica Laudato Si´.
Sobre o cuidado com a Casa Comum em vista de compreender sua relevância econtribuição ao atual debate sobre os grandes desafios da crise ambiental hoje.
- Fomentar o debate sobre o cuidado da nossa Casa Comum, identificandocompromissos e responsabilidades no enfrentamento dos desafios ambientais atuais, tendo em vista uma sociedade mais respeitosa com os ecossistemas e comprometida com uma visão ecocêntrica do mundo.
ECOmenismo ambiental
"O verdadeiro humanismo é aquele que vai dizer que eu reconheço em todo o ser vivo ao mesmo tempo um ser semelhante e diferente de mim" (Morin, 2015)
Não é um período de simples mudanças.
É sim, uma transição de épocas: uma grande transformação.
"Vivemos em uma civilização onde as normas da tecnociência, bem como o imperativo da primeira pessoa do singular, impuseram uma nova forma do existir humano a todos os campos da nossa atividade, fazendo emergir o enigma de uma civilização avançada na sua razão técnica mas dramaticamente indigente na sua razão ética".
Há uma série de coisas que não se consegue mais ignorar e/ou esconder - dolorosa consciência.
Se nos reconhecemos como "Nossa Casa", como parte da Criação, como Uno e Múltiplo - tomamos dolorosa consciência e "ousar transformar em sofrimento pessoal aquilo que acontece ao mundo e, assim, reconhecer a contribuição que cada um lhe pode dar".
O que está acontecendo com a "Nossa Casa":
- Poluição e mudanças climáticas
- implicações ambientais, sociais, econômicas, distributivas e políticas.
- b) A questão da água
- disponibilidade decrescente dos recursos hídricos, da água e da qualidade da água.
- c) Perda da biodiversidade
- imediatismo econômico e da atividade comercial e produtiva.
- desaparecimento de espécies vegetais e animais.
- irmandade das diferentes formas de vida (sinergias dos ciclos e cadeias)
- d) Deteriorização da qualidade da vida humana e degradação social.
- pela degradação ambiental, modelo de desenvolvimento e cultura do descarte.
- pela forte urbanização (desmedida e descontrolada)
- pelo efeito de algumas inovações tecnológicas e meios digitais (era para ser desenvolvimento e não, degradação
- e) Desigualdade planetária
- abordagem ecológica = abordagem social
- clamor da Terra e clamor dos pobres
- crise sistêmica (necessidade de uma ecologia integral)
- f) Fraqueza das reações
Interesse econômico prevalece sobre o Bem Comum (ecologia superficial)
"A justa distribuição dos frutos da Terra e do trabalho humano não é mera filantropia. É um dever moral"
"A propriedade, sobretudo quando afeta os recursos naturais, deve estar sempre emfunção das necessidades das pessoas".
"Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, nas vossasmãos, na vossa capacidade de vos organizar e promover alternativas criativas na busca diária dos "3 T" (trabalho, teto e terra) e também na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudança nacionais, regionais e mundiais. Não se acanhem"
"A falta de reações diante desses dramas é um sinal de perda do sentido deresponsabilidade pelos nossos semelhantes"
Linhas de análise
- VER (CAP. I)
- JULGAR (CAPS. II e III)
- AGIR (CAPS. IV, V e VI)
Eixos temáticos
- A relação entre os pobres e a fragilidade do planeta;
- A convicção de que no mundo ... tudo está interligado;
- A crítica ao paradigma e às formas de poder que derivam da tecnologia;
- O convite a buscar outras maneiras de compreender a economia e o progresso;
- O valor próprio de cada criatura;
- O sentido humano da ecologia;
- A necessidade de debates francos e honestos;
- A grave responsabilidade da política internacional e local
- A cultura do descarte
- A proposta de um novo estilo de vida
Divisão dos sete capítulos que compõem a Encíclica
- Introdução
- Capítulo I: o que está a acontecer com a nossa "Casa Comum"
- Capítulo II: o Evangelho da Criação
- Capítulo III: a raiz humana da crise ecológica
- Capítulo IV: uma ecologia integral
- Capítulo V: algumas linhas de orientação e ação
- Capítulo VI: educação e espiritualidade ecológicas
Capítulo I
Os problemas ambientais estão muito ligados à cultura do descarte.
"As mudanças climáticas são problemas globais com graves implicações ambientais, sociais, econômicas, distributivas e políticas, constituindo atualmente um dos principais desafios da humanidade"
A questão do uso indiscriminado da água:
"Os impactos ambientais poderiam afetar milhões de pessoas, sendo previsível que o controle da água por grandes empresas mundiais possa transformar-se numa das principais fontes de conflitos desse século"
"Especialmente sobre os pobres, fracos e vulneráveis recai todas as consequências da degradação ambiental"
Capítulo II
"Na tradição judaico-cristã, dizer 'criação' é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do Amor de Deus, em que cada criatura tem um valor e um significado"
Capítulo III
"A vida passa a ser uma rendição às circunstâncias condicionadas pela técnica, entendida como o recurso principal para interpretar a existência.
A realidade concreta que nos interpela, aparecem vários sintomas que mostram o erro tais como a degradação ambiental, a perda do sentido da vida e a convivência social.
Assim se demonstra uma vez mais que a 'realidade é superior à ideia'".
Capítulo IV
Tudo está interligado.
- a ecologia ambiental
- a ecologia econômica
- a ecologia social
- a ecologia cultural
- a ecologia espiritual
"É a cultura - entendida não só como os monumentos do passado, mas especialmente no seu sentido vivo, dinâmico e participativo, que não se pode excluir na hora de repensar a relação do ser humano com o meio ambiente"
"É preciso cuidar dos espaços comuns, dos marcos visuais e das estruturas urbanas que melhoram o nosso sentido de pertença, a nossa sensação de engajamento e o nosso sentimento de "estar em casa".
"Todos os seres humanos são sujeitos de direitos fundamentais".
"Toda sociedade e nela, especialmente, o Estado tem a obrigação de defender e promover o bem comum"
"Que necessidade tem de nós esta Terra?
Trata-se de um drama para nós mesmos porque isso chama em causa o significado de nossa passagem por esta Terra"
Capítulo V
"Há vencedores e vencidos entre todos os países, onde se devem identificar as diferentes responsabilidades"
"A Igreja aprecia a contribuição 'do Estado e das aplicações da biologia molecular e da genética', mas isso não deve levar a uma indiscriminada manipulação genética que ignore os efeitos negativos destas intervenções"
Capítulo VI
"É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias"
"O Amor Social impele-nos a pensar em grandes estratégias que detenham eficazmente a degradação ambiental e incentivem uma cultura do cuidado que permeia toda a sociedade"
Tudo está interligado, e isto convida-nos a maturar uma espiritualidade de solidariedade global que brota do mistério da Trindade"
"Cada criatura 'testemunha que é Deus é pleno'".
"No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da Vida que tanto nos ama.
Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque se uniu definitivamente à nossa Terra e ao seu Amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos".
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Prece inspiradora:
"Deus onipotente, que estais presente em todo o universo e na menor das criaturas.
Vós que envolveis com vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso Amor para cuidarmos da vida e da beleza.
Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos Pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta Terra que valem tanto aos vossos olhos.
Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos para que semeemos beleza e não poluição nem destruição.
Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos Pobres da Terra.
Ensina-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa Luz Infinita.
Obrigado porque estais conosco todos os dias.
Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, pelo amor e pela paz"
Amém.
*Marta Barroso é advogada em Brasília. Sócia do escritório Barroso & Palhares Advocacia especializado em Mediação e Arbitragem com sede em Brasília - Distrito Federal