Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça manda sequestrar 47 aviões e 13 fazendas do tráfico

Operação Flak, deflagrada nesta quinta-feira, 21, confisca ainda 10 mil cabeças de gado

PUBLICIDADE

Por Marina Dayrell
Atualização:

 Foto: PF

A Justiça Federal de Palmas decretou na manhã desta quinta-feira, 21, a apreensão de 47 aeronaves e 13 fazendas com mais de 10 mil cabeças de gado bovino que são parte de esquema de uma organização criminosa especializada no transporte aéreo de grandes quantidades de drogas para o Brasil, os Estados Unidos e a Europa.

PUBLICIDADE

Documento

DECISÃO

O órgão também autorizou o bloqueio de contas bancárias de aproximadamente 100 pessoas e empresas envolvidas, além da inclusão de seis investigados no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol. Os pedidos foram feitos pela Polícia Federal e deferidos pela Justiça.

A decisão é parte da Operação Flak, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta. A 4ª Vara Federal de Palmas expediu 54 mandados de prisão e 81 de busca e apreensão, a serem cumpridos no Distrito Federal e nos estados de TocantinsGoiásParanáParáRoraima,São Paulo, Ceará.

Até as 10h, a PF já havia realizado 23 prisões, incluindo a de João Soares Rocha, apontado como chefe da quadrilha.

Publicidade

A investigação da PF, que teve início há dois anos, apontou que entre meados de 2017 e 2018, a organização criminosa transportou mais de nove toneladas de cocaína em, pelo menos, 23 viagens aéreas.

Mais de 400 policiais federais dão cumprimento aos mandados. A ação de hoje contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás (GRAER/PMGO).

Segundo a PF, os investigados devem responder por tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo.

 Foto: Polícia Federal
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.