Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça faz mutirão em hospitais de Goiás para aposentar idosos

Pacientes estão impossibilitados de comparecer ao fórum para audiências

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Julia Affonso

Dois idosos, moradores da cidade de Bom Jardim, em Goiás, receberam a visita de dois juízes, na primeira semana de março, em dois hospitais. A Justiça foi ao encontro de ambos para que eles pudessem se aposentar.

Os pacientes estão impossibilitados de comparecer ao fórum local. As audiências foram realizadas no âmbito do Projeto Acelerar/Mutirão Previdenciário.

Joaquim conseguiu regularizar aposentadoria. Foto: Aline Caetano

PUBLICIDADE

Joaquim Pereira dos Santos, de 47 anos, tem problemas respiratórios e teve de ficar em observação no dia em que sua audiência seria realizada. Ele recebeu a visita do juiz Bruno Fonseca.

"Nunca juntei dinheiro e não pensava no futuro. Hoje eu vejo como isso me faz falta. Devia ter me organizado para não depender de um salário-mínimo", disse. "Antes, quero cuidar da minha saúde para depois comprar um lugar para morar. Isso para mim já é o bastante."

Publicidade

O município tem uma população estimada em 8.4 mil habitantes. Bom Jardim de Goiás fica a cerca de 360 quilômetros da capital Goiânia.

Sebastião durante o mutirão da Justiça. Foto: Aline Caetano

Sebastião Pereira Campos, de 61 anos, teve sua audiência presidida pelo juiz Vinícius Abreu, no hospital. Ele cuida da mãe de 80 anos e é com a aposentadoria dela que os dois vivem.

"Não sabia que era assim. O juiz chegou aqui e me explicou tudo. Tinha visto esse povo (juiz) só pela televisão. Tô até me achando importante", brincou.

Segundo o juiz Bruno Fonseca a forma como o Mutirão Previdenciário foi idealizado e pensado é mais uma ferramenta que proporciona maior acessibilidade à Justiça. "Com essa centralização das audiências conseguimos fazer um atendimento diferenciado e, inclusive favorecendo a imagem do Judiciário", disse o juiz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.