Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça do DF derruba liminar que suspendia nomeação de Lula

No recurso acatado, AGU mostrou que juiz engrossou protestos pelo impeachment de Dilma

PUBLICIDADE

Foto do author Vera Rosa
Por Vera Rosa e Por Gustavo Aguiar
Atualização:

 

O desembargador Cândido Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, derrubou na noite desta quinta-feira, 17, a liminar da Justiça Federal de Brasília que suspendera a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. A decisão torna sem efeito o despacho do juiz Itagiba Catta Preta Neto, que se baseou em conversas grampeadas de Lula com vários interlocutores para afirmar que a posse dele na Casa Civil "implica na intervenção direta" do Executivo em atividades do Judiciário.

 

PUBLICIDADE

Quando recorreu da decisão que suspendeu a nomeação de Lula, a Advocacia-Geral da União (AGU) alegou "parcialidade" do juiz e anexou comentários feitos pelo magistrado no Facebook. Além disso, juntou fotos mostrando a participação de Catta Preta Neto na manifestação desta quarta-feira contra a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

 

Uma das mensagens colhidas no perfil do juiz no Facebook é do dia 7 de março e diz o seguinte: "Ajude a derrubar a dilma e volte a viajar para Miami e Orlando. Se ela cair o dólar cai junto". Cinco dias depois, Catta Preta Neto compartilhou post do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que trazia convocação para os protestos do último domingo. "Tudo pronto para amanhã? Onde será o palco de sua manifestação?", dizia a mensagem, com chamada do movimento Vem pra Rua.

 

A AGU alegou que a decisão do juiz também deixava "sem comando, do dia para a noite, um Ministério que tem como responsabilidade direta a coordenação de todas as açõesgovernamentais, fazendo juízo prévio de constitucionalidade e legalidade dos atos governamentais, dentre outras relevantíssimas atribuições".

 

Mesmo assim, continua valendo uma outra liminar, da Justiça Federal do Rio, que também suspendeu a nomeação de Lula, alvo da Operação Lava Jato. No Supremo Tribunal Federal há, até agora, 10 ações que questionam a posse do ex-presidente na Casa Civil. Foram propostas por partidos de oposição - PSDB, PSB e PPS - e também por pessoas comuns, advogados e entidades. Seis destas 10 ações estão sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, considerado o mais crítico ao governo.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.