Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça distribui horário eleitoral gratuito em São Paulo

Foram definidas as tabelas de divisão do tempo para os cargos de prefeito e vereador, com início em 26 de agosto

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Mateus Coutinho e Julia Affonso
Atualização:

A 1ª Zona Eleitoral de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira, 19, as tabelas de distribuição do tempo para o horário eleitoral gratuito da capital para os cargos de prefeito e vereador, com início em 26 de agosto.

PUBLICIDADE

Para o cargo de prefeito, o candidato João Dória Júnior, da coligação Acelera SP (PSDB / PPS / PV / PSB / DEM / PMB / PHS / PP / PSL / PT do B / PRP / PTC / PTN) é o candidato com mais tempo, com 3min06seg, seguido por Fernando Haddad, da coligação Mais São Paulo (PT / PC do B / PR / PDT / PROS), com 2min35seg. A coligação União por São Paulo (PMDB/PSD), da candidata Marta Suplicy, tem 1min57seg e Celso Russomano, da coligação São Paulo Sabe, A Gente Resolve (PRB / PSC / PTB / PEN), 1min12seg.

O candidato Major Olimpo, do Solidariedade, tem 21 segundos seguido por Luiza Erundina, da coligação Os Sonhos Podem Governar (PSOL / PCB), com 10 segundos, Ricardo Young, da Rede, com nove segundos, João Bico (PSDC), comsete e Levy Fidélix, do PRTB, com seis. Por fim, os candidatos Altino, do PSTU, e Henrique Áreas, do PCO, terão direito a cinco segundos cada um.

Conforme a legislação, noventa por cento do tempo do horário eleitoral gratuito é dividido proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados dos partidos políticos e os dez por cento restantes é dividido igualmente.

Os programas serão exibidos até o dia 29 de setembro. No rádio, a veiculação será das 7h às 7h10 e das 12 às 12h10. Na TV, a exibição será das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40. A minirreforma eleitoral (Lei nº 13.165/2015), aprovada em 2015, extinguiu a propaganda em blocos dos candidatos a vereador.

Publicidade

Além desses horários, os partidos têm ainda 70 minutos diários em inserções, de 30 ou 60 segundos cada, veiculados entre 5 e 24 horas, inclusive aos domingos, sendo 42 minutos para a campanha dos candidatos a prefeito e 28 minutos para a campanha dos candidatos a vereador.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.