PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça decreta preventiva de médicos do Tocantins

Profissionais foram capturados pela Operação Marcapasso, na terça-feira, 7; investigação mira pai do governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB), e fraude em licitações na Saúde

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Operação Marcapasso. Foto: PF

O juiz federal João Paulo Abe, da 4ª Vara Criminal Federal, de Palmas, converteu nesta quinta-feira, 9, a prisão temporária de dois médicos, alvos da Operação Marcapasso, em custódia preventiva - com prazo indeterminado. A Marcapasso mira esquema de fraude em licitações do Tocantins para aquisição de equipamentos OPMEs (órtese, próteses e materiais especiais) de alto valor agregado e grande custo para o sistema de Saúde.

Delator da Marcapasso relata 'ajuda' do pai do governador do TO junto à Saúde

Justiça proíbe pai do governador do Tocantins em órgãos públicos estaduais

PUBLICIDADE

Documento

PREVENTIVA

Os dois médicos haviam sido capturados na terça-feira, 7. Na decisão, o magistrado afirma que, em liberdade, os dois médicos poderão 'não apenas destruir provas ainda não apreendidas, como também coordenar a atuação dos demais membros'.

Publicidade

"Não há dúvidas acerca da existência da materialidade em relação aos crimes, sendo fortes, outrossim, os elementos indicativos de sua autoria em relação aos custodiados", anotou o juiz.

Segundo João Paulo Abe, um dos médicos estava atuando 'claramente como um dos líderes do esquema criminoso, além de ser o profissional que mais recebeu valores a título de propina no esquema de superfaturamento de OPMEs que vitimou o segmento cardiológico do Estado do Tocantins'.

Em relação ao outro médico, o magistrado destacou que o profissional participou de 'decisões que fizeram do bem estar e da saúde de seus pacientes, um elemento absolutamente secundário nas decisões tomadas no dia a dia de suas atividades no Hospital Geral de Palmas'.

"Ambos os médicos hemodinamicistas trabalham no Hospital Geral de Palmas - HGP, tendo amplo acesso a documentos, prontuários, e demais elementos de convicção, comumente reunidos nestas localidades, e de fácil destruição e subtração, sendo de pleno conhecimento deste juízo a forte influência por eles exercida, não apenas dentre seus pares, como em camadas mais elevadas da Administração", afirmou o juiz.

"Uma vez postos em liberdade, e sabedores da exata dimensão do esquema e das pessoas envolvidas, além dos elementos acima mencionados e ainda não recolhidos pelas diligências ainda em curso, poderiam os investigados articular e combinar versões, além de destruir provas, facilmente acessíveis pelo amplo acesso a eles franqueado, a todos os ambientes do Hospital Geral de Palmas e de sua administração."

Publicidade

Na mesma decisão, João Paulo Abe mandou soltar outro médico que havia sido preso temporariamente. O magistrado determinou o pagamento de fiança de 40 salários mínimos e o 'comparecimento em juízo no mês de janeiro de 2018, no prazo de 24 horas a contar de seu regresso ao território nacional'.

A reportagem está tentando contato com a defesa dos médicos. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.