Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça condena concessionária por queda de energia que atrasou casamento uma hora

Falta de luz ocorreu quando faltavam 15 minutos para início da cerimônia; juiz de Palmital, no interior de São Paulo, considerou situação agravada pelo abalo provocado aos autores 'por se tratar de dia de festividade especial e única na vida dos noivos'

PUBLICIDADE

Foto do author Jayanne Rodrigues
Por Jayanne Rodrigues
Atualização:

Os noivos tentaram entrar em contato com a empresa para solucionar o problema, mas a concessionária de energia elétrica não conseguiu identificar a falha. Foto: Reprodução/ Pixabay

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), concessionária que atende a região de Palmital, no interior de São Paulo, a 400 quilômetros da capital paulista, foi condenada a pagar RS 20 mil em indenização a um casal por falta de energia na hora da cerimônia de casamento. A decisão foi emitida pela 2ª Vara de Palmital. A sentença condenou a empresa a pagar 20 mil, além de R$ 2.899,50 em razão dos danos emergentes causados durante a cerimônia. A cabine de fotografia instantânea e a  apresentação musical foram algumas das programações suspensas devido a falta de eletricidade.

PUBLICIDADE

Segundo os autos, a queda de energia aconteceu quando restavam apenas 15 minutos para o começo do casório. Com esse imprevisto, o matrimônio atrasou uma hora. Durante o intervalo, os noivos tentaram contato com a empresa para o restabelecimento da energia, mas não foi apresentada solução. Depois foram comunicados que o problema havia atingido todo o município. 

Diante das provas, o juiz Jonas Ferreira Angelo de Deus considerou que a concessionária não foi capaz de identificar a origem da falha. Por esse motivo,  compartilhou informações rasas sobre as possíveis causas que poderiam ter bloqueado o fornecimento do serviço. 

"Estas consubstanciam situações esperadas na atividade econômica por ela levada a cabo e, portanto, insertas nos riscos inerentes à prestação do serviço desempenhado", apontou o magistrado, concluindo que mesmo que a empresa conseguisse comprovar a origem do problema, ainda seria responsável. 

"A situação é sobremaneira agravada, haja vista o abalo de jaez extrapatrimonial gerado aos autores por se tratar de dia de festividade especial e única na vida dos noivos, permeada de grande expectativa para que seja realizado tudo o que fora sonhado e planejado por longo período pelo casal." Sobre os danos morais, ainda acrescentou: "soma-se a isso a repercussão à imagem dos demandantes em relação aos familiares e amigos presentes à cerimônia, que não puderam acompanhá-la da forma esperada". Cabe recurso da decisão.

Publicidade

"Com efeito, o ato ilícito praticado consistiu na suspensão do fornecimento de energia elétrica sem prévio aviso e sem fundamento suficiente a lhe respaldar, evidenciando a falha na prestação de serviços por culpa exclusiva da ré, em contrariedade ao disposto no art. 22 do Código de Defesa do Consumidor, o qual estabelece a continuidade na prestação de serviços essenciais., destacou o juiz.

COM A PALAVRA, A COMPANHIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ

A equipe tentou entrar em contato por meio telefone do escritório do advogado, mas até a publicação deste texto não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação (jayanne.rodrigues@estadao.com).

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.