PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça cancela concessão de rádios e TV ligados a Collor

Decisão acolhe pedido do Ministério Público Federal em Alagoas e mantém 'a prestação dos serviços atualmente realizados pelas empresas concessionárias até o trânsito em julgado da sentença'

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Fernando Collor. Foto: ANDRE DUSEK/ESTADAO

A Justiça Federal em Alagoas determinou o cancelamento da concessa?o, permissa?o ou autorizac?a?o do servic?o de radiodifusa?o sonora ou de sons e imagens outorgado à TV Gazeta de Alagoas, à Radio Clube de Alagoas e à Rádio Gazeta de Alagoas, por terem em seu quadro societário o senador Fernando Collor (PROS/AL), licenciado.

PUBLICIDADE

A decisão acolhe pedido do Ministério Público Federal e mantém 'a prestac?a?o dos servic?os atualmente realizados pelas empresas concessiona?rias até o tra?nsito em julgado da sentença'.

As informações foram publicadas pelo site da Procuradoria da República, em Alagoas nesta quarta-feira, 10. Além de Collor, o deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), o JHC, responde à ação civil pública.

O Ministério Público Federal informou que a sentença, de junho, atendeu à totalidade de seus pedidos.

A Justiça condicionou à manutenção da sentença após o trânsito em julgado: a condenac?a?o da Unia?o a não renovar a outorga, bem como realizar nova licitac?a?o; a condenac?a?o das empresas concessiona?rias para na?o mais operarem os servic?os nem pleitearem a renovac?a?o da outorga; a cominac?a?o de multa dia?ria em caso de descumprimento da ordem judicial.

Publicidade

A Procuradoria apresentou a ação civil pública para cancelar as concessões de radiodifusão que têm como sócios parlamentares federais eleitos por Alagoas.

A ação é baseada em dispositivo da Constituição que proíbe congressista de 'firmar ou manter contrato com empresa concessionária de serviço público' (art. 54) e foi ingressada após denúncia de entidades da sociedade civil, entre elas a associação Intervozes e o Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac).

O inciso II, alínea a, do mesmo artigo, veda aos parlamentares serem proprietários, controladores ou diretores de empresas que recebam da União benefícios previstos em lei. A regra também impede a participação de congressistas em prestadoras de radiodifusão, visto que tais concessionárias possuem isenção fiscal concedida pela legislação.

O processo judicial iniciado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas (PRDC), pediu a suspensão das concessões de rádios e de TV a Collor, que aparece nos registros oficiais como sócio dos veículos de comunicação.

O Ministério Público Federal solicitou ainda que a União, por intermédio do Ministério das Comunicações, realize nova licitação para os serviços de radiodifusão, abstendo-se de conceder renovações ou futuras outorgas do serviço de radiodifusão ao senador.

Publicidade

Atuação

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Com autorização da Procuradoria Geral da República, procuradores de São Paulo receberam, em novembro de 2015, representação de 13 organizações da sociedade civil denunciando 40 parlamentares de 19 estados brasileiros que, segundo o Sistema de Acompanhamento de Controle Societário (Siacco), da Anatel, seriam sócios/as de emissoras de rádio e televisão no país.

As entidades solicitaram que o Ministério Público Federal atuasse para que estas empresas tivessem suas licenças canceladas, tendo em vista que a Constituição proíbe que congressistas sejam sócios ou associados de concessionárias de serviços de radiodifusão.

O documento entregue ao Ministério Público Federal elencava 32 deputados federais e 8 senadores dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A representação foi encaminhada às unidades do Ministério Público Federal em cada um dos estados para que fossem adotadas medidas localmente. A partir disso, várias ações foram iniciadas no país, como em Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Pará e Amapá.

Publicidade

Algumas decisões judiciais em tribunais superiores, retirando as concessões das mãos de parlamentares, já existem. Elas seguem o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que também se manifesta contrário ao controle de políticos sobre veículos de comunicação.

A reportagem está tentando contato com a TV Gazeta de Alagoas, a Radio Clube de Alagoas e a Rádio Gazeta de Alagoas. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, FERNANDO COLLOR

A reportagem está tentando contato com o senador licenciado Fernando Collor. O espaço está aberto para manifestação de Collor.

COM A PALAVRA, JOÃO HENRIQUE CALDAS

Publicidade

A reportagem está tentando contato com o deputado João Henrique Caldas. O espaço está aberto para manifestação do deputado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.