PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Justiça abre ação contra nove por cartel dos trens em São Paulo

Decisão do juiz federal João Batista Gonçalves acolhe denúncia da Procuradoria da República contra ex-dirigentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e executivos de empresas

Por Ricardo Galhardo e Valmar Hupsel Filho
Atualização:

 Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

A Justiça Federal abriu ação criminal contra nove acusados por suposto envolvimento no cartel dos trens em São Paulo nos governos do PSDB. Entre os réus estão ex-dirigentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e executivos de empresas do setor metroferroviário. A decisão é do juiz João Batista Gonçalves, da 6.ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que acolheu denúncia do procurador da República Rodrigo De Grandis.

PUBLICIDADE

O procurador levou a denúncia à Justiça em fevereiro. Ele apontou a atuação do cartel envolvendo multinacionais nas obras do trecho Capão Redondo-Largo Treze da linha 5-Lilás do Metrô pelo valor aproximado de R$ 530 milhões.

De Grandis atribuiu aos acusados os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em maio de 2013, a multinacional alemã Siemens fechou acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) órgão antitruste do governo federal, e revelou a atuação do Cartel de Trens em São Paulo durante os governos do PSDB entre 1998 e 2008.

A assessoria de imprensa da CMPM que a empresa não não vai se pronunciar.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.