Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Famoso jurista enquadra defesa de Lula: 'Parece que não respeita a autoridade do juiz'

Professor René Dotti, um dos coautores da Parte Geral do Código Penal e representante da Petrobrás nos processos das Lava Jato, atacou conduta de advogados do petista na audiência com juiz Sérgio Moro

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo , Luiz Vassallo , Bruno Ribeiro e Nicholas Shores
Atualização:

 Foto: Estadão

Um dos maiores juristas brasileiros em Direito Penal, o professor René Ariel Dotti, enquadrou um advogado de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o interrogatório desta quarta-feira, 10. O petista foi ouvido pela primeira vez pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13.ª Vara Federal, de Curitiba, como réu da Operação Lava Jato.

PUBLICIDADE

"Parece que não se respeita a autoridade do juiz do caso", advertiu Dotti, voltando-se, primeiro, para Cristiano Zanin Martins, da linha de frente da defesa de Lula, e depois, para Fernando Fernandes, defensor de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propinas da OAS, no triplex do Guarujá (SP) e no custeio de manutenção do acerte presidencial do petista, entre 2011 e 2016.

Aos 83 anos, Dotti, que é assistente de acusação no processo, em nome da Petrobrás - maior vítima do esquema Lava Jato -, interrompeu uma fala de Zanin Martins para protestar contra a atitude do colega.

Zanin Martins, que é genro do criminalista e compadre de Lula, Roberto Teixeira, é quem encabeçou a defesa técnica no interrogatório de quase 5 horas na quarta-feira.

Publicidade

Na audiência, ele reclamava de uma pergunta do juiz Sérgio Moro a Lula. Na avaliação de Zanin, o magistrado pedia um "posicionamento político" de seu cliente.

"Isso é uma questão política", protestou Zanin.

René Dotti, jurista e professor respeitado entre seus pares, até então acompanhando em silêncio o interrogatório, entrou em cena. "O magistrado tem evidentemente o interesse de apurar as condições pessoais do acusado na individualização da pena, os seus antecedentes, a sua personalidade, suas condições pessoais, a sua moral, inclusive", disse Dotti em sua intervenção.

"O senhor está julgando?", questionou o defensor de Lula

"Não estou julgando ninguém. Estou justificando a pergunta do juiz", rebateu Dotti.

Publicidade

Coautor da Parte Geral do Código Penal e da Lei de Execução Penal, de 1984, o jurista contratado pela Petrobrás explicou a regularidade da inquirição de Moro ao defensor de Lula e de Paulo Okamotto, Fernando Fernandes.

"Isso é matéria de fixação da pena. Personalidade."

Diante da insistência da defesa de Lula de confrontar Dotti, Moro interferiu e disse que não era 'momento' de Zanin falar. "O doutor tem falado nessa audiência o tempo todo, cansativamente. O advogado (Dotti) está falando agora", interrompeu Moro. "O senhor tem falado o tempo todo nessa audiência cansativamente."

Dotti ficou visivelmente alterado com a discussão com Zanin e Fernandes, que interrompiam a audiência 'sem pedir a palavra' ao juízo.

"Isso não se faz em uma audiência. Proteste contra o juiz, recorra contra o juiz, mas não enfrente o juiz pessoalmente na audiência, para o público que está presente", advertiu o jurista.

Publicidade

Cristiano Zanin Martins foi procurado, mas não havia respondido até a publicação desta reportagem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.