Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juízes paulistas produzem 28% acima da média nacional, diz Justiça em Números

Índice de Produtividade por Magistrado (IPM) atingiu 2.363 no Estado de São Paulo; número é calculado pela relação entre o volume de casos baixados e o número de juízes que atuaram durante o ano na jurisdição

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Tribunal de Justiça de São Paulo. Foto: TJSP

O Tribunal de Justiça de São Paulo é o segundo maior do Brasil em produtividade por magistrado, ficando atrás apenas do Tribunal de Justiça do Rio. A informação consta do relatório Justiça em Números 2018, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça. O Índice de Produtividade por Magistrado (IPM), como é chamado, atingiu 2.363 em São Paulo, 28% acima da média nacional. O número é calculado pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados que atuaram durante o ano na jurisdição.

PUBLICIDADE

O dado é ainda mais relevante quando comparado ao número de casos novos por magistrado. Na Justiça paulista a quantidade está acima da média e entre as maiores do País: no primeiro grau são 2.037 casos por magistrado em São Paulo (a média nacional é de 1.598) e no segundo grau, 1.918 casos (a média nacional é de 1.356).

O 14.º Relatório Justiça em Números reúne informações dos 90 órgãos do Poder Judiciário, que finalizou o ano de 2017 com 80,1 milhões de processos em tramitação.

Desse total, 20,5 milhões são da Justiça Estadual paulista, o que representa mais de 25%. Em toda série histórica do relatório, o ano de 2017 foi o de menor crescimento do estoque, com variação de 0,3%.

"Esse resultado decorre, em especial, do desempenho da Justiça Estadual, que apesar de registrar historicamente um crescimento médio na ordem de 4% ao ano, variou em 2017 apenas 0,4%", destaca o texto da publicação.

Publicidade

O Tribunal de Justiça de São Paulo também contribuiu para a redução do estoque na Justiça estadual. Isso porque o Índice de Atendimento à demanda (IAD) foi de 105,4%. Ou seja, foram baixados 5,4% a mais de que a quantidade de processos recebida.

Veja outros destaques do Tribunal de Justiça de São Paulo, apontados pelo Justiça em Números. 1) Índice de Produtividade por Servidor - Também na produtividade dos servidores o TJ/SP está acima da média nacional. Durante o ano de 2017 cada servidor dos tribunais estaduais baixou, em média, 151 processos. Já os servidores Tribunal paulista alcançaram a marca de 170 processos.

2) Taxa de Congestionamento - Desde 2010 o TJ/SP vem diminuindo sua taxa de congestionamento, índice que mede o percentual de processos que ficaram represados sem solução, comparativamente ao total tramitado no período de um ano. Quanto maior o índice, maior a dificuldade do tribunal em lidar com seu estoque de processos. Em 2017 o Tribunal apresentou uma taxa de 77,5%, diminuição de cerca de 5% em relação a 2010.

3) Tempos de tramitação dos processos - De acordo com a figura 121 da publicação, no 1.º grau do Tribunal de Justiça de São Paulo o tempo do recebimento da ação até o julgamento da sentença é de 3 anos e 5 meses, tempo menor do que a média dos tribunais estaduais, que é de 3 anos e 9 meses. A fase de conhecimento, na qual o juiz tem de vencer a postulação das partes e a dilação probatória para chegar à sentença, é mais célere que a fase de execução, que não envolve atividade de cognição, mas somente de concretização do direito reconhecido na sentença ou no título extrajudicial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.