PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juízes lançam petição online contra projeto sobre abuso que tem apoio de Renan

Para juízes, proposta pode enfraquecer o combate à corrupção

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

Renan Calheiros. Foto: Dida Sampaio/Estadão

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) lançou, nesta quarta-feira, 13, uma petição online contra o projeto de lei do Senado Federal que muda as regras atuais da Lei de abuso de autoridade (PLS 280/2016). A petição consta do domínio Avaaz e será entregue a todos os 81 senadores da República.

PUBLICIDADE

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é investigados na Lava Jato, lidera a proposta que, na avaliação dos procuradores da República e dos magistrados, busca sufocar as investigações.

O relator do projeto é o senador Romero Jucá (PMDB/RR). Alvo da Operação Lava Jato, Jucá caiu no grampo do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado supostamente tramando contra a investigação que derrubou o esquema de propinas instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014.

Para a Associação, 'alguns artigos da proposta criminalizam diretamente a atividade judicial, abrindo a possibilidade de punição ao juiz pelo simples fato de interpretar a lei'.

Se aprovado como está, afirma a entidade, o projeto 'intimidará juízes, desembargadores e ministros, além de outras autoridades, na aplicação da lei penal, sobretudo em casos de corrupção que envolvam criminosos poderosos, que hoje são investigados em Operações como Lava Jato, Zelotes, Acrônimo e outras'.

Publicidade

A Ajufe informou que recebeu o convite do relator da proposta na Comissão da Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação da Constituição do Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR), para apresentar sugestões. O parecer deverá ser votado no próximo dia 16 de agosto.

"Sem um Judiciário independente os juízes não podem fazer seu trabalho e ficarão à mercê de poderosos, verdadeiros alvos dessas Operações", afirmou o presidente da Ajufe, Roberto Veloso. "Vamos dar força para a magistratura continuar seu trabalho."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.