PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juízes e juristas questionam Raquel sobre fundação de R$ 2,5 bi da Lava Jato

Entidades enviaram manifestação à procuradora-geral com indagações sobre fundo que força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná idealizou, mas desistiu em meio à intensa polêmica e cobranças

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

Raquel Dodge, procuradora-geral da República. Foto: ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO

A Associação Juízes para a Democracia (AJD) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pediram esclarecimentos nesta quarta-feira, 13, à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o acordo firmado entre a Petrobrás e o Ministério Público Federal (MPF) para a criação de uma fundação a ser gerida pela força-tarefa da Lava Jato. O fundo iria gerir recursos oriundos de uma multa de R$ 2,5 bilhões.

PUBLICIDADE

Nesta terça, 12, a força-tarefa da Lava Jato recuou e pediu à Justiça a suspensão da constituição da fundação. O fato de constar no acordo que parte dos valores seria destinada à entidade a ser constituída provocou reações negativas.

Também nesta terça, por entender que o acordo extrajudicial, 'embora tenha um fim lícito, a adequada aplicação de recursos públicos', Raquel propôs ao Supremo uma Ação por Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF) contra a decisão judicial que homologou o pacto. A ação pede em caráter liminar a suspensão do ato judicial e, no mérito, a nulidade da decisão e gerou polêmica entre procuradores.

Para Carol Proner, da ABJD, 'não basta voltarem atrás na criação da fundação, ainda existem muitas perguntas sem respostas'.

Publicidade

"Eles recuaram, mas não explicam nada sobre o acordo com os EUA e com a Petrobrás. É dever do órgão esclarecer bem a respeito dessas questões, com base na lei de acesso à informação", questiona.

A juíza Laura Benda, presidente da AJD, explica que o pedido de esclarecimento sobre ações de agentes públicos é uma prerrogativa de qualquer pessoa ou entidade da sociedade civil.

A solicitação das associações é 'em observância aos princípios da moralidade pública, da transparência e também das definições muito específicas das atribuições do próprio órgão'.

O documento das duas entidades faz 14 questionamentos.

Na lista estão 'quais contrapartidas o Brasil ofereceu aos Estados Unidos para que 80% do valor da multa por crimes cometidos naquele país fossem repassados ao nosso?' e 'qual a base legal para que o valor tenha sido depositado para a 13.ª Vara Federal de Curitiba?'.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.