PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juíza condena Silval Barbosa a 13 anos e 7 meses de prisão

Juíza da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá Selma Rosane Santos Arruda não aplicou ao ex-governador do Mato Grosso os benefícios da delação por considerar que ele colaborou pouco na ação penal em que foi condenado

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

O ex-governador Silval Barbosa. FOTO: ED FERREIRA/ESTADÃO Foto: Estadão

A juíza da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá Selma Rosane Santos Arruda condenou o ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) a 13 anos e 7 meses e 20 dias de prisão, por concussão, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A magistrada considerou que o acordo de colaboração entre o peemedebista e a Procuradoria-Geral da República pouco colaborou no âmbito do processo em que o condenou e, por isso, não aplicou a ele os benefícios previstos na delação.

PUBLICIDADE

Documento

decisão

O Ministério Público estadual Silval da Cunha  Barbosa, e outros cinco em 23 de setembro de 2015, por organização  criminosa, concussão, extorsão e lavagem de dinheiro.

Segundo a denúncia, os crimes envolveram a concessão dos benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e  Comercial de Mato Grosso- PRODEIC - no período de 2011 a 2015 envolvendo as empresas Tractor, DCP Máquinas e Veículos Ltda e  Casa da Engrenagem Distribuidora de Peças Ltda.

A acusação dá conta de que a suposta organização criminosa formada pelo ex-governador 'exigiu vantagem indevida do empresário João Batista Rosa para  manutenção de incentivo fiscal em prol de tais pessoas jurídicas, bem como a prática de lavagem de dinheiro em fase posterior ao crime de extorsão'.

Publicidade

Ao condenar Silval, a juíza disse ser 'certo que a colaboração de Silvai Barbosa tem sido  considerada "monstruosa", diante do número de circunstâncias, crimes e  pessoas que envolve'.

"Porém, a análise da colaboração, para fins de redução da  pena, não pode ser feita de modo global e, sim, individual.  Por isso, ainda que o condenado Silvai tenha colaborado  decisivamente para uma centena de outros crimes, se para os tratados nesta ação penal não o fez, não merece a redução acorda", anotou.

A magistrada ainda afirma que 'no caso presente, há provas  contundentes que apontam para Silval como autor mediato da concussão e  da lavagem de capitais e, mesmo assim, o mesmo nega ter praticado tais  delitos em seu reinterrogatório e sua negativa é reforçada nas alegações finais defensivas, que só admitem a condenação pelo crime tipificado na  Lei 12.850/13', que tipifica organização criminosa.

"A organização criminosa por ele [Silval] chefiada não teve  qualquer escrúpulo em exigir da vítima João Batista Rosa o pagamento de  R$ 2.500.000,00, mesmo já tendo concedido benefícios fiscais às empresas  deste".

Delação. Ao homologar a delação premiada de Silval Barbosa no Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux considerou as revelações 'monstruosas'. Entre as provas de corroboração, o peemedebista entregou vídeos de políticos do Mato Grosso fazendo filas em seu gabinete para rechear caixas, malas e os bolsos de dinheiro. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, por exemplo, chega a abaixar para pegar as notas que caíram no chão por não haver mais espaço em seu paletó.

Publicidade

COM A PALAVRA, SILVAL

A reportagem entrou em contato com a defesa. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.