Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juíza condena dois engenheiros por mortes em obras do Itaquerão

Dois operários morreram após guindaste tombar e derrubar parte da cobertura do estádio do Corinthians, em novembro de 2013

PUBLICIDADE

Por Luiz Fernando Teixeira
Atualização:

 Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Dois engenheiros da Odebrecht foram condenados pelas mortes de dois operários durante durante obras do Itaquerão, o estádio do Corinthians, em 27 de novembro de 2013. A juíza Alice Galhano Pereira da Silva, da Vara Criminal e do Juizado Especial Criminal do Foro Regional de Itaquera, concluiu que os réus Frederico Marcos de Almeida Horta Barbosa e Márcio Prado Wermelinger agiram com 'imperícia e negligência'. Ela determinou a condenação de ambos à pena de um ano, seis meses e 20 dias de detenção, em regime inicial aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade ou entidade pública, pelo mesmo prazo da pena privativa de liberdade.

PUBLICIDADE

Documento

ITAQUERA

"A instrução demonstrou que os dois engenheiros da Construtora Odebrecht deixaram de observar regras básicas de atenção e cautela no desempenho de suas atividades", escreveu a juíza na sentença.

De acordo com o processo, Barbosa tinha responsabilidade direta na 'Anotação de Responsabilidade Técnica' (ART) firmada, e Wermelinger estava envolvido na execução do projeto de construção e na preparação do terreno do estádio do Timão.

Fábio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira dos Santos trabalhavam na obra quando um guindaste caiu e derrubou parte da cobertura metálica do estádio.

Publicidade

Os laudos do Instituto de Criminalística e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas apontaram diversas irregularides. "De acordo com o Instituto de Criminalística, o acidente ocorreu em razão de uma depressão no leito carroçável sob as esteiras do guindaste durante o seu deslocamento, que levou a uma tração oblíqua da lança principal do equipamento e consequente queda do módulo metálico", destaca a sentença.

A juíza desconsiderou a alegação da defesa de que o acidente aconteceu por causa do descumprimento do plano de rigging, ou seja, do planejamento necessário para içar cargas e aumentar a segurança.

"Não haveria que se falar em exclusão da responsabilidade dos réus Frederico e Márcio, já que um era o responsável técnico da obra e outro responsável por acompanhar diretamente as atividades exercidas."

Quatro outros réus foram absolvidos pois a juíza considerou que eles obedeciam ordens - Valentim Valaretto, Gilson Guardia, José Walter Joaquim e Leanderson Breder Dias.

Frederico Marcos de Almeida Horta Barbosa e Márcio Prado Wermelinger também foram condenados a pagar indenização aos herdeiros das vítimas, no valor de 80 salários mínimos para Barbosa e 50 salários mínimos para Wermelinger.

Publicidade

COM A PALAVRA, O ADVOGADO DAVID RECHULSKI, DEFENSOR DOS ENGENHEIROS "A Defesa técnica, que representa os 4 colaboradores da Odebrecht que foram denunciados, tem plena convicção da improcedência da acusação, a qual tenta lhes atribuir indevida responsabilidade pelo lamentável acidente ocorrido durante as obras de construção da Arena Corinthians! Já se comprovou a inocência de dois deles, que foram absolvidos e continua acreditando que os outros dois funcionários também terão sua inocência reconhecida perante o Tribunal de Justiça de SP, que apreciará o recurso de apelação a ser oportunamente interposto. Há inúmeras provas técnicas, documentais e testemunhais que demonstram que nenhum dos funcionários da Odebrecht contribuiu para a ocorrência do acidente com o guindaste operado exclusivamente por funcionários da empresa proprietária do guindaste, sendo que tais provas certamente serão reavaliadas em segunda Instância por um colegiado quando, espera-se, sejam devidamente reconhecidas como aptas à sustentar, igualmente, a absolvição dos demais."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.