PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juiz ouve oito delatores da Odebrecht

Audiências em São Paulo foram realizadas para que executivos e ex-executivos da empreiteira confirmassem os termos de relatos preliminares à força-tarefa da Lava Jato abrindo caminho para a homologação

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Mateus Coutinho
Atualização:

Prédio da Odebrecht em São Paulo. Foto: Jf Diório/ Estadão

Um juiz auxiliar do gabinete do ex-ministro Teori Zavascki tomou os depoimentos de oito executivos e ex-executivos e funcionários da empreiteira Odebrecht nesta quarta-feira, 25, em São Paulo. Além dele, outros dois magistrados auxiliares do STF também tomaram depoimentos em outras regiões do País.

PUBLICIDADE

As audiências foram realizadas para que os investigados por suspeita de corrupção e cartel no esquema instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014 confirmassem os termos da colaboração a que se propõem perante o Supremo Tribunal Federal - Corte máxima que detém competência para mandar investigar deputados, senadores e outros políticos detentores de foro privilegiado.

Na terça-feira, 24, outros ex-dirigentes da empreiteira também foram ouvidos em São Paulo. Com a morte de Teori, o procurador-geral da República Rodrigo Janot também solicitou à Corte urgência na análise e homologação dos acordos de colaboração, os mais importantes da Lava Jato.

Os investigados não prestaram depoimento sobre fatos que revelaram preliminarmente à força-tarefa da Operação Lava Jato e que preenchem os anexos encaminhados ao gabinete de Teori em dezembro.

Nessa etapa do caso, eles apenas foram indagados se decidiram falar espontaneamente ou se sofreram algum tipo de pressão. A medida é fundamental para que as colaborações sejam homologadas pelo relator da Lava Jato no Supremo que irá substituir Teori.

Publicidade

A retomada da Lava Jato no âmbito do Supremo foi ordenada pela ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, na segunda-feira, 23, informou a Coluna da Sonia Racy, do Estadão.

Os trabalhos estavam em compasso de espera com a morte de Teori, então relator da Lava Jato - ele estava no avião que caiu no mar de Paraty na tarde de quinta-feira, 19.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.