Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juiz nega liminar para suspender exoneração de Valeixo e autoriza nomeações na chefia da PF

Ed Lyra Leal, da 22ª Vara Federal do Distrito Federal, barrou pedido dos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato, da Rede, em ação civil pública apresentada após revelações do ex-ministro Sérgio Moro

PUBLICIDADE

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

O juiz federal Ed Lyra Leal, da 22ª Vara Federal do Distrito Federal, negou liminar aos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade, para suspender a exoneração do ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo, pivô da saída do ex-ministro Sérgio Moro do governo Jair Bolsonaro. A decisão mantém a demissão do ex-chefe da PF.

Os parlamentares também pediam à Justiça que barrasse novas nomeações na Polícia Federal que pudessem vir a ser feitas pelo por Bolsonaro após a saída de Valeixo. A justificativa seria a revelação de Moro sobre a tentativa do presidente em intervir na autonomia da corporação, que investiga casos que preocupam o Planalto.

PUBLICIDADE

De acordo com o juiz Leal, no entanto, os senadores não apresentaram 'demonstração inequívoca' de suposto desvio de finalidade da presidência ao demitir Valeixo.

"Porquanto juridicamente irrelevantes a comunicação e a anuência do Ministro da Justiça, a exoneração em comento pode ocorrer de ofício pela manifestação exclusiva da vontade do Presidente da República, vale dizer, mesmo uma vez demonstrada a eiva e reconhecida a consequente invalidade do ato, novo decreto com a exoneração de ofício pode produzir os mesmos efeitos", disse o magistrado.

Publicidade

O ex-diretor da Polícia Federal Maurício Valeixo. Foto: Denis Ferreira Neto / Estadão

Segundo o juiz, atender o pedido poderia violar a separação dos Três Poderes visto que ele representa 'drástica intervenção' nas competências do presidente da República, do Ministério da Justiça e da Polícia Federal.

Senadores lembraram declaração de Moro que não assinou o ato que exonerou Valeixo, mas o juiz considerou que é necessário aguardar prova da União. Após as declarações do ex-ministro da Justiça, o governo federal editou um novo decreto em que admita um 'erro' no documento de exoneração do ex-chefe da PF. A nova versão não constava a assinatura de Moro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.