PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juiz dá cinco dias para Bolsonaro se manifestar sobre provas de fraude nas eleições de 2018

Despacho do juiz José Vidal Silva Neto, da 4ª Vara Federal do Ceará, foi deferido em ação movida pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE) contra declarações do presidente

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

O juiz José Vidal Silva Neto, a 4ª Vara Federal do Ceará, mandou o presidente Jair Bolsonaro se manifestar em até cinco dias na ação civil pública que cobra a apresentação das supostas 'provas' de fraude nas eleições de 2018. O despacho foi deferido no processo apresentado pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE).

Bolsonaro afirmou em março, durante viagem aos Estados Unidos, ter 'provas' em mãos que ele teria sido eleito no primeiro turno. "E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar", disse. Até hoje, o Planalto não apresentou nenhuma prova para sustentar as alegações, criticadas pela Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

Documento

O DESPACHO DO JUIZ

Na semana passada, o presidente reafirmou posição de supostas fraudes nas eleições, afirmando a eleitores que teria sido eleito em primeiro turno, mas recusou-se a apresentar provas para sustentar as declarações. Bolsonaro se limitou a dizer que elas seriam apresentar 'juntamente com um projeto de lei' sobre o tema.

"A incompleta acusação de Jair Messias Bolsonaro, que reprisa supostos fatos sem apresentar provas, põe em risco a democracia brasileira. Fragiliza o meio pelo qual o povo escolhe seus representantes", afirmou Studart, à Justiça. "Algo que, paradoxalmente, descredibilizaria também a representação outorgada pelo povo a seus filhos e demais correligionários que detêm mandato popular".

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro fala com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada. Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

COM A PALAVRA, A ADVOCACIA GERAL DA UNIÃOA manifestação da Advocacia-Geral da União sobre o referido caso se dará em juízo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.