PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juiz bloqueia bens de prefeito acusado de furar fila da vacina em Minas

Ministério Público acusa Júlio Fontoura (PL), prefeito de Ipanema (MG), de receber a primeira dose do imunizante em janeiro sem pertencer a grupo prioritário; magistrado diz que conduta pode configurar improbidade administrativa

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

O juiz Felipe Ceolin Lirio, da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de Ipanema (MG), determinou o bloqueio de bens do prefeito do município mineiro, Júlio Fontoura (PL), acusado de furar a fila da vacinação ao ser imunizado em janeiro deste ano.

PUBLICIDADE

O Ministério Público de Minas moveu uma ação de improbidade contra Fontoura, apontando que o prefeito foi o quarto cidadão de Ipanema a receber a primeira dose da vacina. Um mês depois, a sua esposa também recebeu o imunizante -- o casal não integra nenhum grupo de risco ou de prioridade para a vacina. As doses foram aplicadas no casal antes de profissionais da saúde e idosos internados em asilos.

A Promotoria apontou ainda que, para minimizar a repercussão de sua própria vacinação, o prefeito --  que é dentista e tem um consultório odontológico --  decidiu vacinar demais dentistas e auxiliares de odontologia em todo o município. Para o MP, a medida visava 'diluir sua responsabilidade, entretanto, desrespeitou, novamente e frontalmente, a orientação técnica de prioridade'.

Publicidade

O prefeito de Ipanema (MG), Julio Fontoura (PL). Foto: Facebook / Reprodução

Em decisão, o juiz Felipe Ceolin apontou que há fortes indícios que Júlio Fontoura desrespeitou a prioridade de vacinação e ignorou o fato da cidade ter recebido poucas doses do imunizante.

"Tais condutas encontram-se demonstradas pelas provas apresentadas pela parte autora, sobretudo ofícios da Prefeitura de Ipanema-MG, o que descortina os fortes indícios de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública", anotou o magistrado.

O bloqueio de bens foi fixado em R$ 76 mil em relação ao prefeito e R$ 10 mil em relação à primeira-dama.

COM A PALAVRA, O PREFEITO JÚLIO FONTOURA A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ipanema e aguarda retorno. O espaço está aberto a manifestações (paulo.netto@estadao.com).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.