PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Instituto Lula diz que PF alterou senha de e-mails

Advogados do instituto alegam que funcionários estão sem acesso ao correiro eletrônico e pedem ao juiz Sérgio Moro que PF forneça nova senha

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Agentes da Polícia Federal no Instituto Lula durante a 24ª fase da Lava Jato. Foto: MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em petição encaminhada nesta terça-feira, 8, ao juiz Sérgio Moro, a defesa do Instituto Lula alega que a Polícia Federal alterou a senha do administrador de e-mails da entidade nas buscas realizadas na última sexta-feira, 4. Diante disso, a entidade pede que a PF forneça a nova senha do correio eletrônico do Instituto.

PUBLICIDADE

"Funcionários do Instituto Luiz Inácio Lula da Silva não mais conseguem acesso aos seus e-mails, o que vem inviabilizando as atividades corriqueiras do Requerente", alega a defesa no documento encaminhado à Justiça Federal no Paraná. Segundo a defesa, a senha para acesso aos e-mails foi fornecida aos agentes da PF no dia da operação, que tinha entre as ordens judiciais a quebra de sigilo das mensagens eletrônicas de funcionários da entidade.

Chamada de Aletheia em referência à expressão grega "busca da verdade", a 24ª fase da Lava Jato envolveu cerca de 200 policiais que cumpriram 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando o investigado é levado para depor pela Polícia Federal -, incluindo o ex-presidente Lula, alvo principal da Aletheia. As ordens foram cumpridas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

[veja_tambem]

Publicidade

Nesta etapa da operação, os investigadores da Lava Jato apuram as suspeitas de que o ex-presidente teria recebido propinas de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobrás por meio de pagamentos ao Instituto e à empresa de palestra de Lula, LILS, e também por meio de obras feitas por empreiteiras investigadas em um tríplex no Guarujá e em um sítio em Atibaia frequentado pelo petista.

Procurada pela reportagem nesta manhã, a Polícia Federal no Paraná informou que ainda não foi notificada do pedido da defesa do instituto e que ainda não irá se manifestar sobre o episódio.

COM A PALAVRA, A POLÍCIA FEDERAL

"Conforme decisão do juiz Sérgio Moro somente foram extraídos os emails expressamente autorizados pelo juízo, tanto que durante a busca se vislumbrou a necessidade de se ampliar para novos emails e para tanto foi providenciado um novo mandado. Nenhum procedimento foi realizado fora dos parâmetros estabelecidos nos mandados de busca."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.