PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Indústria de máquinas: a importância da qualificação da mão de obra

Por Judenor Marchioro
Atualização:
Judenor Marchioro. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Há anos é possível ver uma grande preocupação com a mão de obra qualificada para todos os setores, principalmente para a indústria e, mais precisamente, a indústria metalmecânica. Várias iniciativas demonstram a necessidade de projetos nessa direção. Para que tenhamos sucesso, é preciso o engajamento das universidades, entidades, dos governos e das pessoas que querem trabalhar em funções mais qualificadas. O setor de máquinas, em específico, é um dos que melhor remunera e, obviamente, é um dos que mais demanda qualificação.

PUBLICIDADE

É um dos setores industriais que mais precisa de pessoas na operação. Pouco podemos automatizar em máquinas que são customizadas. Não eliminamos mão de obra, mas sim disponibilizamos facilidade e soluções para que outras pessoas produzam com menor esforço os alimentos, saneantes, cosméticos e bebidas. As pessoas fazem máquinas para facilitar a vida e o trabalho de pessoas.

São desenvolvidas tecnologias que geram riquezas, melhoram a produtividade e a qualidade de vida e dos produtos. As máquinas estão presentes na maioria dos lares no Brasil, seja em um alimento, em um produto de limpeza ou em um cosmético. É um setor que envolve tecnologia, eletrônica, inovação, além de ser um dos mais importantes na distribuição de renda, pois remunera bem e qualifica.

As tecnologias embarcadas nas máquinas evoluem muito a cada ano e permitem que as pessoas sejam mais produtivas e competitivas, ou seja, é um motor da melhoria de produtividade.

É preciso unir forças do setor privado, entidades e governo, estruturar um projeto global de capacitação profissional e executar. O nosso país é um gigante adormecido e temos inúmeros recursos. Há capacidade e potencial para sermos uma verdadeira potência econômica. Mas é preciso uma maior movimentação em relação à qualificação da mão de obra antes de se tornar uma falta insustentável, pois urgente já é.

Publicidade

Os governos dos municípios, dos estados, mas principalmente do país, precisam se mobilizar, pois a qualificação da mão de obra é resultado direto da redução do custo Brasil. Investir exclusivamente na formação, com rigor, alta performance e disciplina revela talentos, desperta o interesse, cria fundações e transmite conhecimento, mas se não houver ambiente para desenvolver todo esse potencial, perderemos essa riqueza.

*Judenor Marchioro é conselheiro da ABIMAQ, vice-presidente regional da associação no Rio Grande do Sul e diretor executivo da empresa ROBOPAC

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.