Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Herman Benjamin mantém 'tarja preta' para citações a Aécio

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, relator da ação contra a chapa Dilma-Temer, rejeita pedido da defesa da petista que pretendia manter pública citação ao tucano no depoimento de executivo da Odebrecht

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Aécio Neves. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro Herman Benjamin, relator da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, negou nesta terça-feira, 14, o pedido da defesa da petista para retirar as tarjas pretas das transcrições do depoimento do ex-presidente da Odebrecht Construtora Benedicto Junior que citam o presidente nacional do PSDB Aécio Neves.

PUBLICIDADE

O ministro ainda negou os pedidos da defesa de Dilma para ouvir os ex-executivos e delatores da Odebrecht Andre Vital, Sérgio Neves e o empresário Oswaldo Borges, apontado como tesoureiro informal do tucano e citado nas delações da Odebrecht.

"Reiteram-se, aqui, as razões de decidir já apresentadas em decisão anterior e, também, expostas linhas acima: é necessário observar os limites do pedido formulado na demanda, que se restringe à regularidade da campanha da chapa Dilma-Temer nas eleições de 2014. Fatos e circunstâncias que não observem tal delimitação devem ser investigados na via própria", assinalou o ministro do TSE.

Aécio foi citado nos depoimentos de Marcelo Odebrecht e Benedicto Junior perante o TSE e, devido à repercussão, os advogados do PSDB pediram ao ministro Benjamin que retirasse as citações ao tucano e ao partido, alegando que as menções são 'impertinentes ao objeto da ação penal' e devem ser 'expungidas'.

Publicidade

A ação foi proposta pelo PSDB no final de 2014 e acusa a campanha da chapa Dilma-Temer, que venceu as eleições naquele ano, de abuso de poder político e econômico. O relator no TSE acatou os argumentos dos advogados do partido e determinou que a transcrição do depoimento de Benedicto Junior, que cita pagamentos via caixa 2 para aliados de Aécio após ele pedir doações à empreiteira, tenham uma tarja preta nos trechos que fazem referência ao tucano.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.