Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Grupo que desviou R$ 400 milhões não tinha capacidade financeira, diz PF

Operação Forte do Castelo, que prendeu nesta sexta-feira, 1, Duciomar Costa (PTB), o 'Dudu', descobriu que, durante sua gestão na capital do Pará, pessoas sem lastro tornaram-se titulares de empresas e passaram a receber 'volume significativo de recursos públicos', inclusive do PAC

PUBLICIDADE

Por Fábio Serapião/BRASÍLIA
Atualização:

 Foto: PF

Os investigadores da Operação Forte do Castelo - força-tarefa da Polícia Federal, Procuradoria e Controladoria-Geral da União - descobriram que o grupo ligado ao ex-senador e ex-prefeito de Belém Duciomar Costa (PTB), o 'Dudu',não tinha capacidade financeira, mas ainda assim, durante sua gestão na capital paraense (2005/2012), assumiu o controle de empresas e passou a receber 'volume significativo de recursos públicos' em um esquema que pode ter desviado R$ 400 milhões

PUBLICIDADE

'Dudu' foi preso nesta sexta-feira, 1, por ordem da Justiça Federal no Pará. Outros três investigados foram foram presos.

O prejuízo já identificado pela Operação Forte do Castelo inclui recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), convênios celebrados com o Ministério do Esporte e repasses do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Os desvios na gestão 'Dudu' teriam ocorrido por meio de fraudes a licitações e contratos com empresas da construção civil firmados com as áreas da Habitação e Urbanismo e Comunicação no período em que ele administrou Belém.

Os investigadores constataram, ainda, subcontratações.

Publicidade

A PF informou que o nome da operação que levou 'Dudu' para a cadeia faz referência à construção levantada sobre a Baía do Guarajá no ano de 1616, ano da fundação da cidade de Belém, para conter ataques de saqueadores que rondavam a região.

Forte do Castelo teve origem após auditoria da Controladoria em licitações da prefeitura de Belém, entre 2005 e 2012.

A investigação foi aberta após solicitação do Ministério Público Federal à Controladoria para analisar processos licitatórios da prefeitura de Belém com a participação de quatro empresas investigadas.

As fiscalizações da CGU constataram 'indícios de fraude ao caráter competitivo e o direcionamento de licitações para beneficiar as empresas, todas vinculadas ao grupo de pessoas ligadas ao ex-prefeito'.

'Dudu' e seus aliados deverão ser indiciados por fraudes em licitações, crimes de apropriação de recursos públicos, corrupção e associação criminosa.

Publicidade

A PF informou que a investigação tem como objetivo 'desvelar a atuação concertada de um grupo de pessoas, cujos vínculos profissionais, familiares e pessoais orbitam em torno do ex-prefeito de Belém, com o fim de fraudar licitações e desviar recursos públicos'.

PUBLICIDADE

Um efetivo de 60 policiais federais, 3 procuradores federais, 15 servidores da Controladoria e 16 da Receita dá cumprimento a 5 mandados de prisão temporária, 14 de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva, em Belém, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

Segundo a PF, 'as análises conduzidas pela força-tarefa constataram a existência de conjunto robusto e consistente de indícios, que aponta para a fraude ao caráter competitivo e o direcionamento de diversos certames que culminaram com a contratação das empresas do grupo ligado ao ex-prefeito'.

Ainda de acordo com a PF, no curso das investigações 'foi obtido conjunto probatório suficiente que apontou, além de irregularidades na contratação das empresas, indícios de enriquecimento ilícito de vários membros da organização'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.