PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Grampos da operação La Muralla mostram plano da FDN para atacar PCC no Amazonas

Documentos já revalavam "planos para o assassinato de todos os membros desta organização criminosa paulista que se encontram presos em Manaus". Veja conversas interceptadas

Foto do author Fausto Macedo
Por Fabio Serapião e Fausto Macedo
Atualização:

Na operação La Muralla, deflagrada em novembro de 2015, a Polícia Federal deu um duro golpe na facção Família do Norte (FDN) ao investir contra suas principais lideranças. Ao longo de seis meses de investigação, os policias da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Superintendência do Amazonas mapearam toda a estrutura da organização criminosa e cumpriram 127 mandados de prisão preventiva, 67 mandados de busca e apreensão, sete buscas em presídios estaduais, 68 medidas de sequestro de bens, além do bloqueio de ativos registrados em 173 CPFs e CNPJs ligados a FDN.

PUBLICIDADE

À época, em mensagens de texto interceptadas, a PF já acompanhava a "rixa" entre integrantes da FDN e do PCC. Segundo o relatório final da La Muralla, diversas mensagens interceptadas "deixam claro que a FDN possui uma forte relação ou aliança com o Comando Vermelho-CV, facção criminosa do Estado do Rio de Janeiro, e uma espécie de rixa com os membros da facção Primeiro Comando da Capital- PCC".

Ainda segundo a PF, naquele momento, em 2015, já existiam "planos para o assassinato de todos os membros desta organização criminosa paulista que se encontram presos em Manaus (pelo menos 03 das principais lideranças do PCC foram brutalmente assassinados nos últimos meses pela FDN dentro do sistema, conforme se verá mais adiante)".

De acordo com a PF, o único obstáculo até então existente para evitar que a FDN colocasse em prática seu plano de matar os rivais do PCC era "o fato de todos os presidiários de Manaus que possuíam vínculos com os referidos grupos criminosos estavam custodiados em ala própria no Centro de Detenção Provisória - CDPM, pavilhões 01 e 02, apelidados de 'seguro', sob forte proteção policial."

Foi no seguro no Complexo Penitenciário Anisio Jobim que a FDN matou ao menos 60 pessoas entre este domingo, 1, e segunda-feira, 2. O massacre ocorreu após os integrantes da facção tomarem o comando da Compaj, maior presídio do estado.

Publicidade

 Foto: Estadão

Ainda segundo o relatório da PF, embora a FDN fosse aliada do Comando Vermelho, não havia nenhuma relação de submissão entre as duas facções. Diz o relatório: "Todavia, está claro que não existe nenhuma relação de submissão da facção amazonense ao CV e/ou PCC, sendo este o grande diferencial da FDN em relação às demais organizações criminosas do Brasil."

Veja as mensagens interceptadas:

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Nota Ministério da Justiça

Sobre a rebelião ocorrida entre a tarde de domingo (1) e a manhã desta segunda-feira (2) no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, o Ministério da Justiça e Cidadania informa que o ministro Alexandre de Moraes manteve durante todo o tempo contato com o governador do Amazonas, José Melo de Oliveira.

O ministro colocou-se à disposição do governador para tudo o que fosse preciso. O governador informou que neste momento a situação no complexo penitenciário já está sob controle. E que já utilizará para sanar os problemas os R$ 44,7 milhões de repasse que o Fundo Penitenciário do Amazonas recebeu do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) na última quinta-feira, 29 de dezembro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.