Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Gilmar põe mais quatro da Ponto Final em liberdade

Ministro do Supremo Tribunal Federal estendeu o habeas corpus concedido ao empresário Jacob Barata Filho a outros presos na Operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato no Rio

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Por Luiz Vassallo , Rafael Moraes Moura , Fausto Macedo e Julia Affonso
Atualização:

Gilmar Mendes. Foto: André Dusek/Estadão

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes estendeu neste sábado, 19, o habeas corpus concedido ao empresário Jacob Barata Filho, o 'rei do ônibus', a outros quatro presos na Operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato no Rio.

+ Gilmar solta 'rei do ônibus' de novo

+ 'Se isso prevalecer, o rabo abana o cachorro', diz Gilmar

PUBLICIDADE

+ Força-tarefa da Lava Jato no Rio pede nova suspeição de Gilmar

O empresário Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Fetranspor Lélis Teixeira deixaram na manhã deste sábado, 19, o presídio de Benfica.

Publicidade

Gilmar Mendes ainda estendeu o benefício dado ao 'rei do ônibus' a Cláudio Sá Garcia de Freitas, Marcelo Traça Gonçalves, Enéas da Silva Bueno e Octacílio de Almeida Monteiro,presos preventivamente.

A Ponto Final mira as relações escusas entre autoridades e o setor de transporte rodoviário. A investigação mira propina de ao menos R$ 260 milhões.

+ Lava Jato vê 'intrincadas relações' entre Gilmar e Rei do Ônibus

+ Lava Jato acha telefone da mulher de Gilmar no celular do Rei do Ônibus

A operação foi deflagrada no dia 3 de Julho contra a cúpula do sistema de transporte do Rio, quando foram presos o presidente da Federação das Empresas de Transportes do Rio (Fetranspor), Lelis Teixeira, e o ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) Rogério Onofre.

Publicidade

No domingo anterior, 2 de julho, já havia sido preso o empresário Jacob Barata Filho, "o rei do ônibus" no Rioque deixou o presídio neste sábado, 19, após decisão de Gilmar.

O ministro havia concedido nesta quinta-feira, 17, habeas corpus ao empresário. Pouco depois, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, expediu novos mandados de prisão contra Barata. Nesta sexta-feira, 18, o ministro voltou a conceder liberdade a Barata.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.