Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Fraudador do Enem/16 disse que chegaria 'avião do sul' com candidatos que compraram vaga

Estudante confessou em depoimento à Polícia de Goias que ele próprio fraudou sua prova do Exame Nacional do Ensino Médio

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso
Atualização:

 Foto: José Patrício/Estadão

Um estudante de Medicina da Universidade Federal de Goiás, que confessou à Polícia Civil ter fraudado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, relatou em depoimento que um vendedor de vaga de concurso público disse que 'chegaria um avião com pessoas do sul do País' para completar a redação do exame. O aluno contou à Polícia que ele mesmo terminou a redação em um posto de gasolina.

Mulher deu casa de R$ 800 mil por vaga em concurso de delegado e Enem para filha, diz Polícia

PUBLICIDADE

Vídeo de sala-cofre flagra fraudador de concursos para delegado trocando cartões-resposta

O depoimento do estudante foi prestado em 19 de julho. Suas revelações serviram de base para a Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira, 30.

A Porta Fechada tinha como alvo o concurso para delegado da Polícia Civil de Goiás. Durante a investigação, os policiais identificaram fraudes também no Enem do ano passado.

Publicidade

Segundo o aluno, seu pai comprou a vaga para ele, em troca de uma casa, e o orientou a responder 10 questões e a escrever 10 linhas da redação. No dia seguinte, relatou, o vendedor de vagas o pegou em casa e o levou a um posto de gasolina para ele terminar a redação.

'Durante o percurso', contou o estudante à Polícia, o vendedor de vagas fez alguns comentários. Em um deles, segundo o aluno, o vendedor de vagas disse 'que chegaria um avião com pessoas do sul do país que também iriam preencher a redação posteriormente'.

COM A PALAVRA, A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Até o momento, a Universidade Federal de Goiás não foi informada oficialmente pela Polícia Civil. Medidas cabíveis serão tomadas somente após essa notificação. Ademais, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.