Fortune coloca Moro em 13.º lugar do ranking ‘maiores líderes’ do planeta

Fortune coloca Moro em 13.º lugar do ranking ‘maiores líderes’ do planeta

Tradicional publicação americana compara juiz da Operação Lava Jato ao famoso Eliot Ness, do FBI, que derrubou o império de Al Capone na Chicago dos anos 1930

Por Fausto Macedo e Valmar Hupsel Filho

24 de março de 2016 | 14h39

moro

A revista americana Fortune, em sua edição publicada nesta quinta-feira, 24, colocou o juiz Sérgio Moro no 13.º lugar do ranking ‘maiores líderes’ do planeta.

A lista tem cinquenta nomes. O juiz da Operação Lava Jato – investigação sobre esquema de corrupção, cartel e propinas na Petrobrás, entre 2004 e 2014 – é o único brasileiro no index, surgindo à frente do vocalista Bono Vox, da banda irlandesa U2.

Segundo a tradicional publicação, Moro é o Eliot Ness brasileiro, uma referência ao famoso agente do FBI americano que derrubou o império de Al Capone em Chicago, nos anos 1930. Ness inspirou o filme ‘Os Intocáveis’.

Em dezembro, o prestigioso jornal francês Le Monde publicou um perfil de Moro. A jornalista Claire Gatinois descreve o magistrado como ‘um pequeno juiz de província’, ‘moreno de queixo quadrado’, ‘odiado e temido por políticos’, mas ‘adulado pelos cidadãos brasileiros’.

O jornal afirmou que a Lava Jato é um escândalo que pode transformar o Brasil e comparou Moro a Eliot Ness.

Tudo o que sabemos sobre:

Sérgio Moro

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: