PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Fornazari se diz indignado com 'políticos notoriamente investigados em Brasília'

Delegado da Delecor (Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros) em São Paulo postou nesta segunda-feira, 9, em sua página no Facebook 'opinião exclusivamente pessoal', depois de, no sábado, 7, defender após captura de Lula que ‘agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, Temer, Alckmin, Aecio, etc'

Foto do author Marcelo Godoy
Foto do author Luiz Vassallo
Por Marcelo Godoy e Luiz Vassallo
Atualização:

Reprodução Foto: Estadão

Após defender, em sua página de Facebook, no sábado, 7, as prisões de 'Temer, Alckmin, Aecio, etc', o delegado da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor) da Polícia Federal em São Paulo Milton Fornazari Júnior voltou a se manifestar nesta segunda-feira, 9, sobre sua 'indignação pessoal' acerca de 'políticos notoriamente investigados em Brasília'.

PUBLICIDADE

Diferentemente do que o Estado publicou, Fornazari não é o chefe da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros em São Paulo (Delecor). Ele exerceu a chefia da Delecor entre 26 de outubro de 2015 e 2 de novembro de 2016. Continua trabalhando na Delecor, na presidência de inquéritos sensíveis sobre corrupção e crimes financeiros.

+ PF desautoriza seu delegado que defende prisão para 'os outros líderes, Temer, Alckmin, Aécio, etc

A nova manifestação de Fornazari, por volta de 14h10 desta segunda , foi postada em meio ao impacto de sua primeira anotação, aquela de sábado, 7, pouco depois de o ex-presidente Lula ser preso e levado para Curitiba, terra da Lava Jato, para cumprir pena de 12 anos e um mês de reclusão no processo do famoso triplex do Guarujá.

Reprodução Foto: Estadão

"Agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos que sempre existiram no Brasil (Temer, Alckmin, Aécio etc)", postou o delegado, então.

Publicidade

Nesta segunda, 9, a cúpula da PF publicou nota em que desautoriza Fornazari e anunciou 'medidas administrativo-disciplinares'. "O mencionado servidor não faz parte do corpo diretivo da PF em São Paulo e tampouco é porta voz desta instituição. A PF jamais se manifesta oficialmente por meio de perfis pessoais de seus servidores."

Na nota, a PF diz que 'reitera seu compromisso, como polícia republicana, de trabalhar de forma isenta, discreta e apartidária, nos estritos limites da lei".

Em seu novo post, na tarde desta segunda, 9, Fornazari escreveu. "Citei o caso transitado em julgado em segunda instância do ex-presidente Lula e os de outros políticos notoriamente investigados em Brasília, nas instâncias superiores, como os motivos de minha indignação pessoal."

O delegado disse que externou, no sábado, 'opinião exclusivamente pessoal como cidadão em relação à minha indignação com a corrupção na política brasileira em geral'.

Delegado experiente, Fornazari tem em seu currículo a investigação sobre o cartel do Metrô e as fraudes no sistema metroferroviário de São Paulo.

Publicidade

Também foi responsável pelo inquérito que apurou supostos desvios de recursos nas obras bilionárias do Rodoanel, em São Paulo, e é especialista em cooperação internacional para identificação de lavagem de dinheiro e ocultação de valores.

PUBLICIDADE

"Lula preso. Objetivamente recebeu bens, valores, favores e doações para seu partido indevidamente por empresas que se beneficiaram da corrupção em seu governo. Por isso merece a prisão", cravou Fornazari no post de sábado.

O delegado concluiu naquela manifestação que se as investigações futuras chegarem aos outros líderes que ele elencou 'teremos realmente evoluído muito como civilização'. "Se não acontecer e só Lula ficar preso, infelizmente, tudo poderá entrar para a história como uma perseguição política."

"Vamos todos manter a serenidade e sigamos em frente", finalizou o delegado, nesta segunda-feira, 9.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

Publicidade

Em referência à reportagem publicada na página A10 do jornal O Estado de S. Paulo de 10/04, informamos que:

1) O delegado de Polícia Federal Milton Fornazari Jr. não é responsável pela Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros em São Paulo, tendo exercido a chefia da delegacia de 26/10/2015 a 02/11/2016.

2) O mencionado servidor não faz parte do corpo diretivo da PF em São Paulo e tampouco é porta voz desta instituição. 3) A PF jamais se manifesta oficialmente por meio de perfis pessoais de seus servidores.

4) As declarações proferidas são de cunho exclusivamente pessoal, e contrariam o normativo interno referente a manifestações em nome da instituição, razão pela qual serão tomadas as medidas administrativo-disciplinares em relação ao caso concreto.

5) A PF reitera seu compromisso, como polícia republicana, de trabalhar de forma isenta, discreta e apartidária, nos estritos limites da lei.

Publicidade

COM A PALAVRA, TEMER

A reportagem fez contato com a assessoria do presidente. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, ALCKMIN

A reportagem fez contato com a assessoria do ex-governador de São Paulo. O espaço está aberto para sua manifestação.

COM A PALAVRA, AÉCIO

Publicidade

A reportagem fez contato com a assessoria do senador tucano. O espaço está aberto para manifestação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.