Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Foragido internacional, Eike entra na difusão vermelha da Interpol

Polícia Federal não encontrou empresário em sua residência, no Rio, na Operação Eficiência, e pediu a inclusão do nome do investigado no índex dos mais procurados do mundo

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Por Fabio Serapião , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:
Eike Batista. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

O nome do empresário Eike Batista foi incluído na difusão vermelha da Interpol (Polícia Internacional) - índex dos mais procurados em todo o mundo. A Polícia Federal não encontrou Eike na manhã desta quinta-feira, 26, em sua residência, no Rio. O empresário é formalmente declarado foragido. Seu advogado, Fernando Martins, contudo, informou que negocia com as autoridades o retorno do empresário ao Brasil.

PUBLICIDADE

A Interpol funciona, na prática, como uma rede que mantém conexão com as polícias de quase 200 países. Os nomes dos procurados abastecem o cadastro da Interpol.

A ordem de prisão contra Eike foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal do Rio, no âmbito da Operação Eficiência - desdobramento da Calicute e da Lava Jato que mira o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

Com base nas delações premiadas de dois operadores do mercado financeiro, Renato e Marcelo Chebar, a Polícia Federal e a Procuradoria da República descobriram remessas de US$ 100 milhões para o exterior em favor do peemedebista. Eike foi o 'autor intelectual' da transferência de US$ 16,5 milhões, transação que envolveu conta do empresário no Panamá e remessa final para o Uruguai.

A prisão de Eike foi decretada no dia 13. A PF acredita que o empresário pode ter saído do País usando passaporte alemão. O delegado Tacio Muzzi, da PF, disse que não trabalha com a hipótese de que houve vazamento da Operação Eficiência, abrindo caminho para a fuga de Eike.

Publicidade

A defesa do empresário informou que ele ficou 'surpreso' com a ordem de prisão. A defesa disse que Eike vai se apresentar, mas não disse quando isso vai ocorrer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.