Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Filho de Lula pede a Teori acesso à delação de Baiano

Alegando ser alvo de 'ataque sistemático' à sua honra e reputação, Fábio Luís Lula da Silva, por meio de seus advogados, afirma que medida tem por objetivo instruir ações que serão promovidas contra os que divulgam 'notícas falsas'

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Mateus Coutinho , Fausto Macedo , Ricardo Brandt e enviado especial a Curitiba
Atualização:

Fábio Luis Lula da Silva. Foto: Estadão

O filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, pediu ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), acesso à integra da delação premiada do lobista Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobrás. Por meio de seus advogados, filho de Lula aponta o que chama de 'ataque sistemático' à sua honra e reputação. O pedido ao Supremo é subscrito pelo advogado Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados - constituído pelo ex-presidente.

PUBLICIDADE

"A providência tem por objetivo instruir ações que serão promovidas contra os que, pela imprensa, encabeçaram a divulgação, desde o último dia 11, de notícias falsas sobre pagamentos de contas de nosso cliente pelo citado delator", diz nota divulgada pelo escritório Teixeira, Martins & Advogados.

[veja_tambem]

A medida foi tomada depois da revelação sobre trechos da delação de Fernando Baiano. Condenado a 16 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção e apontado como suposto sócio oculto do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), Fernando Baiano declarou, em delação premiada à Procuradoria-Geral da República, que repassou R$ 2 milhões 'para uma nora' do ex-presidente Lula quitar uma dívida de parcela de imóvel.

O repasse teria ocorrido via José Carlos Bumlai, pecuarista amigo pessoal de Lula, segundo reportagem da GloboNews desta quinta-feira, 15.

Publicidade

"De forma sistematizada, põe-se em pé uma operação jornalística que, a cada dia, coloca na mira de suas manchetes o personagem da vez, eleito alvo da ofensa", afirma o advogado Cristiano Zanin Martins. "Surge, agora, uma entidade primeiramente nominada a 'nora de Lula'. Após 24 horas, divulga-se que a 'nora' citada é a mulher do sr. Fábio Luís, sob o alegado argumento de que 'quem conhece a família não tem dúvida em apontar' sua esposa."

"A verdade não pode estar no mero repasse de informações fornecidas e colhidas a bel prazer, pingadas a conta-gotas de uma delação sob sigilo, que, a cada dia, muda sua versão dos fatos, para tornar mais verossímil a narrativa", protesta Martins. "O que se identifica são irresponsáveis ilações daqueles que foram, depois, desmentidos no decorrer do processo."

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DO ADVOGADO CRISTIANO ZANIN MARTINS

Nota de posicionamento

Diante do ataque sistemático à honra e reputação do sr. Fábio Luís Lula da Silva, sua defesa requereu na data de hoje (16.10) ao Ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, acesso à íntegra da delação premiada do lobista Fernando Soares.

Publicidade

A providência tem por objetivo instruir ações que serão promovidas contra os que, pela imprensa, encabeçaram a divulgação, desde o último dia 11, de notícias falsas sobre pagamentos de contas de nosso cliente pelo citado delator.

PUBLICIDADE

De forma sistematizada, põe-se em pé uma operação jornalística que, a cada dia, coloca na mira de suas manchetes o personagem da vez, eleito alvo da ofensa. Surge, agora, uma entidade primeiramente nominada a "nora de Lula". Após 24h, divulga-se que a "nora" citada é a mulher do sr. Fábio Luís, sob o alegado argumento de que "quem conhece a família não tem dúvida em apontar" sua esposa.

A verdade não pode estar no mero repasse de informações fornecidas e colhidas a bel prazer, pingadas a conta-gotas de uma delação sob sigilo, que, a cada dia, muda sua versão dos fatos, para tornar mais verossímil a narrativa. O que se identifica são irresponsáveis ilações daqueles que foram, depois, desmentidos no decorrer do processo.

Cristiano Zanin Martins

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.