PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Fachin dá 3 dias para PGR esclarecer quem deve ser investigado em inquérito sobre repasses da JF

Ministro do Supremo pede a Raquel Dodge que indique quem 'deve efetivamente figurar como investigado'

Por Rafael Moraes Moura/ BRASÍLIA
Atualização:

Edson Fachin. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu três dias para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, esclarecer quem "deve efetivamente figurar como investigado" no inquérito que apura um esquema de pagamentos milionários do grupo J&F a parlamentares do MDB.

PUBLICIDADE

As suspeitas foram levantadas nas delações premiadas do executivo Ricardo Saud e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

+++Quase 300 procedimentos apuram notas para a J&F

Segundo Fachin, a PGR não individualizou o rol de investigados, "sugerindo que há indícios suficientes" para justificar a abertura de investigação no âmbito desta Corte em relação a certos parlamentares e demais envolvidos.

+++Temer pede acesso a todas as gravações da JBS, até áudios 'apagados'

Publicidade

"Todavia, os nomes referidos pelos colaboradores não convergem aos mesmos parlamentares, tampouco há identidade entre àqueles referidos na tabela (elaborada por Raquel Dodge ao pedir a abertura de investigação) com as pessoas cuja oitiva se pleiteia na fase investigativa", apontou o ministro.

VÍDEOS: Assista à delação da JBS

"Assim sendo, determino o retorno dos autos à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste, no prazo de 3 (três) dias, sobre quem deve efetivamente figurar como investigado nestes autos", determinou o ministro, em despacho assinado nesta quinta-feira (17).

Em sua delação, Saud disse ter havido pagamento da ordem de R$ 46 milhões a senadores do MDB, a pedido do PT. Segundo o executivo, apesar de diversas doações terem sido oficiais, tratava-se na verdade de "vantagem indevida", já que dirigentes do PT estariam comprando o apoio de peemedebistas para as eleições de 2014 para garantir a aliança entre os dois partidos.

ÁUDIO: Ouça a trama de Joesley

Publicidade

+++Ouça Temer e Joesley da JBS

+++Ouça Aécio e Joesley da JBS

O esquema teria beneficiado os senadores do MDB Eduardo Braga (AM), Jader Barbalho (PA), Eunício Oliveira (CE), Renan Calheiros (AL) e Valdir Raupp (RO), além do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.

Machado, por sua vez, declarou ouvir em reuniões ocorridas na casa de Renan, "que o grupo JBS iria fazer doações ao PMDB, a pedido do PT, na ordem de R$ 40 milhões".

Procurada pela reportagem, a PGR informou que vai se manifestar nos autos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.