Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Eu recebi os livros', afirma Fábio Porchat pai sobre denúncia na Boca Livre

Testemunha afirmou à PF que empresário, pai do humorista, fornecia declarações falsas de recebimento de livros ao Grupo Bellini Cultural, investigado por fraudes de R$ 180 milhões na Lei Rouanet

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Mateus Coutinho
Atualização:

Fábio Porchat é pai do humorista que leva seu nome.

PUBLICIDADE

A Academia Latino Americana, segundo diz em seu próprio site, busca 'entrelaçar as culturas distintas deste Brasil continental, de norte a sul e de leste a oeste'. "Torna-se exemplo maior de dedicação frutífera a essa diretriz."

O Grupo Bellini Cultural, do empresário Antonio Carlos Bellini Amorim e dos filhos Felipe e Bruno Amorim, é o principal alvo da Boca Livre. Os três foram presos em 28 de junho.

Por ordem do desembargador Nino Toldo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, os investigados foram soltos com fiança. Felipe Amorim é suspeito de ter bancado sua festa de casamento luxuosa, em Jurerê Internacional, com recursos da Lei Rouanet. Nas contas de Bellini a Boca Livre encontrou saldo zero.

LEIA A ENTREVISTA DE FÁBIO PORCHAT

Publicidade

ESTADÃO: O sr conhece Antonio Carlos Bellini?

FÁBIO PORCHAT: Conheço, sim.

ESTADÃO: Uma testemunha ligou o sr. a fraudes do Grupo Bellini Cultural, investigado na Operação Boca Livre. Segundo Katia Piauy, a Academia Latino Americana fornecia à Bellini declarações falsas de que teria recebido livros.

FÁBIO PORCHAT: Falsa, não, eu recebi os livros, tenho aqui. Absolutamente. Essa declaração é totalmente errônea, falsa, porque eu recebi os livros e eles foram devidamente entregues. Totalmente falso isso.

ESTADÃO: Os livros eram contrapartida de algum serviço?

Publicidade

FÁBIO PORCHAT: Nada, nada, nada. Simplesmente, a gente fazia exposição, o Bellini nos cedia alguns livros e a gente distribuía graciosamente. Nunca foram cobrados, nunca tiveram nenhum negócio financeiro nisso. Ele nos dava o livro e a gente distribuía o livro. Distribuía para artistas, pessoal que ia nas exposições que a gente faz.

ESTADÃO: Quais livros ele mandou?

FÁBIO PORCHAT: Não me lembro, exatamente, faz tanto tempo. Mas foi uns 50, 60 livros, já não me lembro mais. Foram devidamente distribuídos. Quando soube desse esquema do Bellini, fiquei muito surpreso. Pelo que eu soubesse, ele sempre fez tudo corretamente.

ESTADÃO: Ele ainda é conselheiro da Academia?

FÁBIO PORCHAT: Ele era conselheiro da Academia, seria renovado, mas não aconteceu a renovação ainda. O conselheiro fica dois anos. Terminou já o mandato dele. Normalmente, ele até seria, pronto. Agora que aconteceu tudo isso, evidentemente precisamos repensar. Agora ele não é mais. Eu iria convidá-lo novamente, mas aconteceu todo esse problema, esse imbróglio todo.

Publicidade

ESTADÃO: Qual a sua avaliação sobre a Lei Rouanet?

FÁBIO PORCHAT: A Lei Rouanet é extremamente importante para cultura brasileira, mas tem de ser revista uma série de itens para que melhore, para que se faça um melhor uso dela. Mas é extremamente importante a Lei Rouanet, sou totalmente favorável que ela continue existindo, evidentemente com correções que se devem fazer.

ESTADÃO: Quais correções?

FÁBIO PORCHAT: Precisaria haver um estudo maior. Não fiz esse estudos. Mas evidentemente tem de ser apurada, melhorada em todos os sentidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.