Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Eu preciso que você me pague', disse Cunha a delator, segundo Procuradoria

Na longa denúncia de 85 páginas contra o presidente da Câmara, Ministério Público Federal transcreve trechos do diálogo que, segundo Júlio Camargo, ocorreu em setembro de 2011 em um escritório no Leblon

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Valmar Hupsel Filho

Eduardo Cunha (esq) e Fernando Baiano. Fotos: Estadão e Geraldo Bubniak Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Na denúncia que apresentou nesta quinta-feira, 20, contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, relatou em detalhes a pressão a que o peemedebista teria imposto ao delator da Operação Lava Jato Júlio Camargo para pagar U$ 10 milhões em propinas - US$ 5 milhões para o próprio parlamentar e US$ 5 milhões para seu aliado, o lobista do PMDB na Petrobrás, Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano.

"Eu preciso que você me pague", ameaçou Cunha, segundo o delator. O presidente da Câmara nega.

Na peça encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, o chefe do Ministério Público Federal afirma que, entre os anos de 2006 e 2009, o presidente da Câmara recebeu parte de um total de U$ 40 milhões em contrato de multinacionais para construção de dois navios-sonda da Petrobrás.

+ Renúncia não faz parte do meu vocabulário, diz Cunha

Publicidade

Os pagamentos eram feitos pelas empresas via Júlio Camargo, que repassava a Fernando Baiano o dinheiro que tinha Cunha como destinatário final.

 

De acordo com o procurador-geral, em julho de 2010 a propina foi suspensa. Nessa ocasião, Júlio Camargo passou a ser pressionado por Baiano para efetuar o pagamento atrasado de U$ 15 milhões. A pressão sofrida foi relatada em julho pelo lobista em depoimento à Procuradoria-Geral da República. Camargo relatou que Baiano, ao cobrar o dinheiro, falou que era 'assunto de interesse' do deputado Eduardo Cunha.

Segundo a Procuradoria, o deputado,o delator e o lobista do PMDB se encontraram em setembro de 2011 em um prédio comercial no Rio. Na reunião, segundo a denúncia, Eduardo Cunha cobrou diretamente a Camargo.

+ Cunha usou Assembleia de Deus para receber propina, diz Janot

+ Força Sindical faz ato em desagravo a presidente da Câmara

Publicidade

 

"Júlio, em primeiro lugar eu queria dizer que não é um problema pessoal em relação a você. Acontece que o Fernando não me paga porque diz que você não o paga. Como Fernando não tem capacidade de me pagar, eu preciso que você me pague", disse Cunha, segundo relato de Júlio Camargo à Justiça.

PUBLICIDADE

O delator disse que ainda tentou explicar o motivo da suspensão dos pagamentos, mas Cunha foi irredutível. "Eu não sei de história e não quero saber", teria dito. "Eu ainda tenho 5 milhões de dólares para receber em relação a este pacote".

Segundo o Ministério Público Federal, ficou acertado na reunião que o lobista iria transferir U$ 5 milhões a Cunha e o mesmo valor a Baiano. O dinheiro passaria por contas no exterior e repatriado por operações de empresas do doleiro Alberto Youssef.

Depois, Júlio Camargo perguntou ao deputado sobre o andamento dos requerimentos protocolados pela então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) - aliada de Eduardo Cunha - para fustigar o lobista e as empresas que ele representava. O Ministério Público Federal atribui a Cunha a autoria intelectual dos requerimentos. Cunha teria dito que não haveria mais com o que se preocupar. Os requerimentos foram arquivados.

Os pagamentos foram feitos entre os meses de outubro de 2011 e 2012. Camargo relatou ainda que a pressão cessou após o pagamento da última parcela da propina. O lobista relatou que encontrou o parlamentar em um momento posterior e que "não só foi cumprimentado por ele de maneira efusiva como se colocou à disposição para qualquer outro assunto".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.