Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Empresa diz que economista de Bolsonaro não é seu diretor, como apontou a Procuradoria

Em documento de instauração de Procedimento de Investigação Criminal, a força-tarefa da Operação Greenfield afirmava que seria necessário investigar doações a políticos da empresa Contax, que teria sido dirigida por Guedes; companhia afirma que outro Paulo Guedes foi seu conselheiro

PUBLICIDADE

Por Luiz Vassallo/SÃO PAULO e Fábio Serapião/BRASÍLIA
Atualização:

A Liq (Contax) afirmou, nesta sexta-feira, 11, que  o economista Paulo Guedes, chefe da equipe econômica de Jair Bolsonaro, não é diretor da empresa, como afirmou, em documento de instauração de Procedimento Investigativo Criminal, a força-tarefa da Operação Greenfield. Guedes é investigado por supostas fraudes em fundos de pensão. Em um trecho do documento que deu início às investigações, a Contax é atribuída a Guedes, e a Procuradoria afirma a necessidade de investigar se há relações entre doações da empresa e aportes em fundos de investimentos do economista de Bolsonaro. Segundo a empresa Paulo Roberto Reckziegel Guedes foi seu conselheiro. O nome do economista que assessora Bolsonaro é Paulo Roberto Nunes Guedes, que está investigado por sua atuação no FIP BR Educacional.

PUBLICIDADE

Segundo documento assinado pela Procuradoria da República no Distrito Federal, no dia 2 de outubro, Guedes vai ser investigado por supostas fraudes em fundos de pensão. A investigação foi aberta com base em relatórios sobre dois fundos de investimentos (FIPs) administrado por uma empresa de Guedes que receberam R$ 1 bilhão, entre 2009 e 2013, de fundos de pensão de estatais. Também será apurada a emissão e negociação de títulos imobiliários sem lastros ou garantias.

As informações levantadas pela Previc, segundo o MPF, apontam que há 'relevantes indícios de que entre fevereiro de 2009 e junho de 2013, diretores/gestores dos fundos de pensão Funcef, Petros, Previ, Postalis (todas alvos da Operação Greenfield), Infraprev, Banesprev e FIPECQ e da sociedade por ações BNDESPar possam ter se consorciado com o empresário Paulo Roberto Nunes Guedes, controlador do Grupo HSM Brasil, a fim de cometerem crimes de gestão fraudulenta ou temerária de instituições financeiras equiparadas 'e emissão e negociação de títulos mobiliários sem lastros ou garantias, relacionados a investimentos no FIP BR Educacional'.

No mesmo documento em que abre a investigação, o Ministério Público Federal diz que, entre as diligências necessárias para investigar Guedes, a necessidade de apurar as 'conexões' entre doações de R$ 53 milhões a partidos e políticos da empresa Contax e aportes de fundos de pensão. Segundo a Procuradoria, Guedes é diretor da Contax.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa Liq (Contax) informou que Paulo Roberto Nunes Guedes, assessor na área econômica da campanha de Bolsonaro, não foi seu diretor, mas teve em seu quadro de conselheiros Paulo Roberto Reckziegel Guedes, que não é investigado.

Publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA

Causa perplexidade que, às vésperas da definição da eleição presidencial, tenha sido instaurado um procedimento para apurar fatos apresentados por um relatório manifestamente mentiroso. Resta claro que essa iniciativa é uma afronta à democracia cujo principal objetivo é o de confundir o eleitor.

Cumpre esclarecer que o fundo FIP BR EDUCACIONAL não trouxe qualquer prejuízo aos fundos de pensão. Ao contrário. Ele apresentou retorno substancialmente acima do objetivo estabelecido no regulamento firmado entre os cotistas. Da mesma forma, não houve, ao longo da operação, qualquer conduta antiética ou irregular por parte de Paulo Guedes, cuja reputação jamais foi questionada e é amplamente reconhecida no Brasil e no exterior.

A defesa vai apresentar toda a documentação que comprova a lisura das operações, esclarecer quaisquer dúvidas das autoridades competentes e reitera sua confiança na Justiça brasileira."

Nota dos advogados do sr. Paulo Guedes - Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso

Publicidade

COM A PALAVRA, HSM

COM A PALAVRA, HSM

- O Professor Doutor Paulo Guedes jamais foi "controlador" ou "diretor" da HSM, como sugere a matéria. Foi, apenas, membro dos Conselhos de Administração da HSM e Ânima, indicado pelo Fundo BrFip e já está desligado dos Conselhos desde 22 de outubro de 2014.

- A Ânima Educação (Gaec) só passou a ser sócia da HSM em 2013, quando adquiriu sua participação do Fundo citado. No entanto, todas as questões mencionadas na reportagem são relativas a datas anteriores, em período que a HSM possuía como sócios a Geo Eventos e RBS, instituições ligadas às Organizações Globo.

- A HSM possui mais de 30 anos de tradição e tem realizado um trabalho consistente de educação para as lideranças brasileiras, por meio de eventos, soluções digitais e programas de educação corporativa in company.

Publicidade

- A HSM promove a Expo, o maior evento de educação corporativa da América Latina, trazendo para nosso país os melhores pensadores e personalidades do planeta, tais como: Steve Wozniak , Ram Charan, Al Gore, Paul Krugman, Michael Phelps, Tom Peters, Salim Ismail, Peter Diamandis, JB Straubel, Jack Welch, Philip Kotler, Jim Collins, Malcolm Gladwell, William Ury, Thomas Friedman, além de outras tantas centenas de personalidades que se destacaram em nossos afamados eventos.

- Todas as palestras dos eventos promovidos pela HSM são divulgadas de forma ampla e pública, sendo contratadas em consonância com parâmetros adotados pelos referidos palestrantes em nível internacional.

- Quanto aos investimentos feitos pelo Fundo BrFip na Ânima, é importante informar que, ao contrário do que se insinua, os investimentos do Fundo tiveram valorização superior a 300%, com enorme proveito para todos os cotistas e fundos de pensão, além de contribuir para a melhoria do ensino superior em nosso país

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.