Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Empreender na área de tecnologia é um desafio diário

PUBLICIDADE

Por Marco Zanata
Atualização:
Marco Zanata. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Você já reparou que o número de startups cresceu muito ultimamente? Há seis anos, éramos apenas 4.151 empresas. Hoje, crescemos mais de 320%, e somos 13.509, segundo a Associação Brasileira de Startups. Todos os dias, vemos nascer novas fintechs, martechs e várias techs que estão solucionando gaps nos mais variados segmentos, visto que o que mais tem no Brasil é gap. Mas, uma coisa que, apesar de todo o avanço, não mudou: não existe um curso preparatório para ter sua startup.

PUBLICIDADE

Posso falar disso com propriedade, pois atuo no segmento desde 2017 e não tive outra escolha senão adquirir o que sei por meio de livros e conteúdos excelentes disponíveis, mas, ao mesmo tempo, o espectro de conhecimento necessário para crescer a operação é enorme. Falta algo mais estruturado, como nos outros setores. Porque, para você ser considerado uma startup, um dos requisitos é ter taxa de crescimento entre duas e três vezes ao ano, algo muito difícil de manter, até para negócios já consolidados no mercado.

Mesmo com essa dificuldade para buscar conhecimento sólido e se preparar, consigo ver que avançamos. Estamos vivendo a segunda geração de empreendedores no setor tech e ainda há mercado para aqueles que desejam empreender e deixar sua marca. A primeira onda veio há 30 anos, quando computadores e softwares começaram a entrar nas empresas. Vimos o nascimento das chamadas "empresas tradicionais de tech", que atualmente são grandes corporações, e já estão consolidadas. Acredito que a segunda onda vai trazer ainda mais impacto para o mercado em função dos avanços tecnológicos vividos pelas startups nesse período. Elas são as protagonistas desse novo momento do mercado.

Para caracterizar essa segunda onda de empreendedores no meio tech e de inovação, vou usar o exemplo do setor em que eu atuo: o governamental. O Governo precisa, a todo momento, fiscalizar e propor melhorias em suas atividades para que o país se desenvolva e leve melhor qualidade de vida aos cidadãos. Mas, às vezes, isso acaba não acontecendo e abre-se uma lacuna para empresas entrarem e suprirem essa necessidade. Creio que já existe muito espaço para essas startups e ele tende a aumentar com o tempo e os avanços da ciência.

Vou elencar alguns motivos que fortalecem a minha opinião: há programas de seleção, fomento e investimento em negócios focados em soluções para o governo e o mercado de capitais está super líquido, sendo um dos melhores momentos da história para iniciar uma startup; o setor privado vive uma intensa digitalização, em função da pandemia do novo Coronavírus, e o setor público precisa se atualizar para não ficar obsoleto, e por aí vai! Além disso, o Governo Federal colocou em prática a Estratégia Digital do Brasil 2020 - 2022 (decreto federal 10.332) e pretende atualizar 100% dos serviços públicos federais para simplificar a vida dos cidadãos nos estados e municípios, fato que impulsiona ainda mais o surgimento de novas tecnologias neste setor.

Publicidade

Sendo assim, se você deseja empreender, principalmente no segmento tecnológico, você vai precisar de muita resiliência. Procure não buscar atalhos que possam te "beneficiar" e ajudar na construção da sua empresa de maneira rápida e prática. Confie no seu instinto e busque o máximo de conhecimento para remediar. Assim, além de se fortalecer, você melhora a qualidade do ecossistema de startups e inovação, tão importante para a economia atualmente. Boa sorte!

*Marco Zanata, CEO do AprovaDigital

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.