Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Em grampo, filha de Henrique Alves fala em 'alguém nos bastidores' tratando da soltura do pai

Andressa de Azambuja Alves Steinmann foi alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Lavat, deflagrada nesta quinta-feira, 26

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Ricardo Araújo
Atualização:

Henrique Eduardo Alves. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Interceptação telefônica flagrou a filha do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-Governos Dilma e Temer - Turismo) dizendo ao irmão que haveria 'alguém trabalhando, em Brasília, nos bastidores, pela soltura' do pai. Andressa de Azambuja Alves Steinmann e a mulher de Henrique Alves, Laurita Arruda, foram alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Lavat, desdobramento da Manus - que, em 6 de junho, prendeu o peemedebista.

'É sobre um atestado que eu tô precisando', diz mulher de Henrique Alves no grampo

Henrique Alves articulou, da cadeia, transferência de bens, diz delegado

Mulher e filha de Henrique Alves são alvo de buscas da PF

Assessores e familiares ajudam Henrique Alves a ocultar propina, diz Procuradoria

Publicidade

PUBLICIDADE

Documento

'NOS BASTIDORES'

"Interceptações telefônicas indicam que ela trata da prisão de seu pai, na "Operação Manus", com Laurita Silveira Dias Arruda Câmara (áudios de índice 12953470, 12966629 e 12976564). Em outro diálogo, mantido com seu irmão, Andressa de Azambuja chega a afirmar que alguém relacionado ao advogado Marcelo Leal estaria trabalhando, em Brasília/DF, "nos bastidores", pela soltura de Henrique Alves (áudio de índice 13016560)", informa parecer do Ministério Público Federal, no Rio Grande do Norte, à Justiça.

A Lavat cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva. As medidas foram determinadas pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Foram presos três ex-assessores do peemedebista: Aluísio Henrique Dutra de Almeida, Norton Domingues Masera e José Geraldo Moura Fonseca Jr.

No parecer da Procuradoria da República citou um relatório da Receita Federal. Segundo o Ministério Público Federal, o parecer indica que 'que grande parte do patrimônio de Henrique Eduardo Lyra Alves, composta principalmente imóveis, é colocada em nome de Andressa de Azambuja, o que pode configurar ocultação de bens ilicitamente adquiridos'.

O nome da operação é referência ao provérbio latino "Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat", cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.

Publicidade

A reportagem está tentando contato com as defesas dos investigados.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

COM A PALAVRA, HENRIQUE ALVES

A afirmação de que terceiros estariam lavando dinheiro de Henrique Alves é absolutamente falsa e mentirosa. Andressa, filha de Henrique, está vendendo um imóvel de sua propriedade para pagar dívidas e garantir sua sobrevivência. A suposição de que a esposa de Henrique, Laurita, tivesse obtido documento falso sobre a sua condição de saúde é uma infâmia que atinge não apenas a ela, mas ao médico que o atende e a este advogado que jamais utilizaria de subterfúgio para enganar a Justiça. Basta uma consulta ao controle de entrada da Academia de Polícia para constatar a visita periódica de fisioterapeuta para tratamento de sua enfermidade. É lamentável que pessoas inocentes sejam envolvidas em investigação estéril e sem qualquer fundamento. A defesa apresentou resposta em que refuta com provas e documentos todas as acusações e confia na Justiça e na absolvição de seu cliente por ser inocente.

Marcelo Leal de Lima Oliveira OAB/DF 21.932

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.