PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Eles voltaram!

Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos deputados peemedebistas do Rio e sob suspeita da Operação Cadeia Velha por propinas milionárias do setor de transporte público, retornaram ao presídio de Benfica, no final da tarde desta terça-feira, 21, por ordem do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região

Foto do author Julia Affonso
Por Julia Affonso e Constança Rezende
Atualização:

Jorge Picciani.. Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Os deputados estaduais do Rio Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do PMDB e sob suspeita da Operação Cadeia Velha - desdobramento da Lava Jato -, por propinas milionárias do setor de transporte público, estão de volta ao presídio de Benfica. Os parlamentares tiveram, pela segunda vez em apenas seis dias, a prisão decretada pelo Tribunal Regional Federal da 2. Região (TRF2).

Paulo Melo preso pela 1.ª vez em 2017, pela Lava Jata: dia 14, voltou para a cadeia. Foto: Wilton Júnior/Estadão

Edson Albertassi à esquerda, de camisa azul. Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Picciani, Albertassi e Melo se entregaram à Polícia Federal tão logo os desembargadores do TRF2, por unanimidade, decidiram mandar prendê-los.

+ Paulo Melo, da propina de R$ 50 mi, diz à PF que sua renda vem de salários, alugueis e criação de peixes

Em e-mail a Picciani, Sérgio Cabral pediu cargo na Assembleia para o marido da prima

+ Depois de Picciani e Albertassi, Paulo Melo também pede licença da Alerj

Publicidade

+ Fux diz que STF vai 'certamente' rever decisão da Alerj de soltar deputados

Escoltados por um forte efetivo de agentes da PF, os peemedebistas chegaram a Benfica sem algemas.

Na quinta-feira, 16, Picciani, Albertassi e Melo se haviam instalado no presídio pela primeira vez. Mas a estada dos parlamentares durou menos de 24 horas, oprque na sexta, 17, seus pares na Assembleia Legislativa do Rio derrubaram a ordem da Corte federal.

Nesta terça, 21, os desembargadores se reuniram em sessão extraordinária no TRF2 e, pela segunda vez, decretaram a prisão de Picciani, Albertassi e Melo, que negam as acusações da Operação Cadeia Velha.

COM A PALAVRA, O CRIMINALISTA NÉLIO MACHADO, DEFENSOR DE JORGE PICCIANI

Publicidade

O advogado Nélio Machado, que defende Jorge Picciani, considerou a decisão do TRF2 'ilegal, inconstitucional e infeliz'. E irá recorrer à instância superior.

A defesa de Picciani questionou o fato de não ter tido acesso ao teor da questão de ordem antes da sessão desta terça, 21.

Segundo Nélio Machado, o presidente da Assembleia do Rio e os colegas - Paulo Melo e Edson Albertassi - não tiveram um 'tratamento igualitário' por parte do tribunal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.