Redação
19 de julho de 2018 | 17h00
Foto: TRE-SP
Com o objetivo de oferecer suporte procedimental e técnico aos partidos políticos durante as eleições de 2018, começa a funcionar nesta sexta-feira, 20, o Núcleo de Atendimento aos Partidos Políticos (NAPP), do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social do TRE paulista, a equipe multidisciplinar ‘está preparada para solucionar as mais diversas dúvidas’.
Os partidos poderão solicitar esclarecimentos sobre temas como convenções partidárias, registros de candidatura, arrecadação e gastos de recursos de campanha e prestação de contas, assim como o uso dos sistemas relacionados a esses procedimentos.
Uma das novidades para os partidos nestas eleições é a entrega de toda a documentação em formato digital. A utilização do Processo Judicial eletrônico (PJe) vai propiciar mais agilidade aos trâmites, destacou o Tribunal.
O NAPP funcionará no período de 20 de julho a 21 de setembro e todo o suporte aos partidos será prestado somente por telefone.
A partir de 11 de agosto, o atendimento via Núcleo de Atendimento aos Partidos Políticos ocorrerá também nos finais de semana, das 12h às 19h. E nos dias 13, 14 e 15 de agosto, às vésperas do fim do prazo para a apresentação dos pedidos de registro de candidatura, o horário de funcionamento do Núcleo será ampliado, das 9h às 19h.
Período: 20 de julho a 21 de setembro
Atendimento: de 20 de julho a 10 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
De 11 de agosto a 21 de setembro, de domingo a domingo, das 12h às 19h, exceto nos dias 13, 14 e 15 de agosto, quando o horário será das 9h às 19h
Telefone para atendimento: 3130-2010
Público-alvo: partidos políticos e coligações
Votar nulo pode anular eleição? Em 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lançou a campanha #MitosEleitorais nas redes sociais Facebook (fb.com/trerj) e Twitter (twitter.com/trerj). O objetivo era esclarecer os principais boatos que circulam durante o período eleitoral.
Mito nº 1 – Se mais de 50% dos votos forem nulos, a eleição é anulada: Falso
Mito nº 2 – Voto em branco vai para quem está ganhando: Falso
Mito nº 3 -Nas eleições para vereador e deputado, quem tem mais votos sempre é eleito: Falso
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.