Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Eleições 2018: Candidatos já podem atualizar patrimônio declarado

Módulo de Complementação de Informações Patrimoniais foi concluída pelo Tribunal Superior Eleitoral; solução possibilita divulgação de dados mais abrangentes sobre bens comunicados

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: Reprodução/TSE

Os candidatos que se registraram para as eleições deste ano já podem, a partir desta segunda, 20, fazer a descrição dos bens que declararam à Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral implementou, na sexta, 17, uma solução que possibilita a divulgação de informações mais abrangentes sobre o patrimônio já declarado.

Trata-se do Módulo de Complementação de Informações Patrimoniais, que passa a integrar o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) - plataforma do TSE pela qual os partidos políticos realizam o gerenciamento de suas informações perante a Justiça Eleitoral.

A partir do novo módulo, as siglas poderão fornecer descrições sobre os bens declarados quando do registro dos candidatos.

As informações patrimoniais incluídas serão automaticamente exibidas no DivulgaCandContas, sistema utilizado pelo TSE para a divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil.

Publicidade

A implementação do Módulo de Complementação de Informações Patrimoniais foi concluída pelo TSE no mesmo dia em que a Corte encaminhou ofício aos Tribunais Regionais Eleitorais informando as instruções de uso do sistema.

Cada Corte eleitoral providenciará, já a partir desta segunda, 20, intimação via Processo Judicial Eletrônico (PJe) para que as legendas forneçam a descrição dos dados patrimoniais via Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias.

O TSE entende que a complementação dessa informação, pelos partidos, amplia a transparência e o controle social sobre as informações prestadas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.