PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Ela acordou cega, desesperada', diz nora de mulher que sofreu lesões graves após usar pomada modeladora para tranças

Karinne Moura detalhou no Twitter o drama da sogra que, domingo, 20, mergulhou na piscina e 'começou a ver tudo esbranquiçado'

Foto do author Jayanne Rodrigues
Por Jayanne Rodrigues
Atualização:

Atualização no dia 23 de março, às 11h06, para manifestação da marca Ômega Fix

PUBLICIDADE

No Twitter, uma denúncia contra a marca de produtos de beleza, Ômega Fix, viralizou no último domingo, 20. "Mergulhou na piscina, quando levantou e abriu o olho começou a ver tudo esbranquiçado", escreveu Karinne Moura na publicação. Ela relatou que a sogra dela usou a linha de pomada para tranças na sexta-feira, 18. Um dia depois, quando tomou banho de piscina, teve uma lesão grave na região dos olhos. O caso aconteceu no Rio de Janeiro. Karinne disse que a sogra ainda cogitou ser reação ao cloro da água, mas a convenceu a ir ao hospital, pois havia visto casos semelhantes na internet.

"Ela acordou cega, desesperada, gritando, porque não enxerga nada", contou no post. Ela afirmou que os médicos informaram que a sogra dela queimou as retinas dos olhos. Por fim, Karinne finalizou alertando os internautas, e principalmente pessoas que costumam utilizar a pomada modeladora em crianças. "Gente, vamos compartilhar, alertar as pessoas ao nosso redor, porque é desesperador isso. Cuidado ao fazer isso em crianças, é muito perigoso!".

No tweet, com mais de 70 mil curtidas, outras mulheres comentaram que após utilizar pomada modeladora de outras marcas, também enfrentaram reações parecidas com a que Karinne expôs. Uma delas disse que ficou com os olhos "embaçados, sentiu dor e ardência". Mas apresentou melhoras depois que iniciou um tratamento específico para o caso. 

Uma das composições do produto, descrita na embalagem, é o hidróxido de sódio. Item que também está presente nas outras marcas citadas pelos seguidores. Ao longo da publicação, depoimentos e fotografias embasam a denúncia feita por Karinne. A maioria dos registros são de mulheres que apresentam olhos vermelhos e irritados.

Publicidade

Muitas pessoas criticaram os consumidores que usaram o produto e depois tiveram contato com água. Por outro lado, alguns seguidores, afirmaram que a responsabilidade é da marca por causa da falta de transparência. "Quando produtos desse tipo falam de evitar contato com os olhos é porque pode dar uma irritação, um incômodo, coisas assim. Não porque deixa a pessoa cega. Produto de cabelo nenhum deve ter esse risco", comentou. 

A trancista Joy Joy Quintanilha compartilhou em sua página oficial do YouTube uma série de vídeos em que explica a gravidade das pomadas modeladoras. De início, ela destaca a popularidade do produto. "Ela [a pomada] facilitou a vida de muita gente". No entanto, destacou os riscos da pomada. "Eu percebi que dava muita caspa, coçava muito". E ainda alertou: "Eu vim aqui falar para vocês porque eu recebi relato de várias pessoas que não sabem porque fizeram tranças e foram parar no hospital". 

COM A PALAVRA, ÔMEGA FIX

"Em nossos rótulos constam as informações adequadas de uso, cuidados e o contato do produto com os olhos. Lamentamos o ocorrido e com respeito aos nossos clientes e a Anvisa, os nossos produtos que já tinham informações de cuidado, será reforçada e atualizada.

Todas as pomada são feitas a base de água e com isso em contato com água , ele pode sim se desfazer. A pomada é um produto de grau 1: São aqueles que possuem propriedades básicas, as quais não precisam ser comprovadas inicialmente e não requerem informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso. Assim como outros produtos inclusos em nosso cotidiano, como por exemplo: perfumes, esmaltes, cremes sem ação fotoprotetora. (Informações da avisa)

Publicidade

Asseguramos ainda que em nosso rótulo havia o número de processo junto a Anvisa, para assim concluir a regulamentação. E o andamento desse processo não implicava na distribuição do produto. E estaremos atualizando esse número de processo.

Aos nossos clientes trancistas, distribuidores e clientes finais informamos o reforço aos cuidados com o uso do produto em praia, PISCINA ou qualquer tipo de contato com outro produto químico."

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.