Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Doleiro da Lava Jato lavou dinheiro ilícito para empresas de Maluf, aponta Justiça francesa

Acórdão de condenação do ex-prefeito de São Paulo - três anos de prisão por lavagem de dinheiro - cita suposta ligação com Alberto Youssef entre 1994 e 2000 no exterior

PUBLICIDADE

Por Mateus Coutinho
Atualização:

Doleiro Alberto Youssef e deputado Paulo Maluf (PP-SP). FOTOS: Dida Sampaio e Joedson Alves/ESTADÃO Foto: Estadão

Atualizada em 9 de março de 2017, às 13h28

PUBLICIDADE

A decisão da Justiça francesa que condenou pela primeira vez o deputado e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf à prisão confirma a ligação do parlamentar com o doleiro Alberto Youssef, hoje famoso pelo seu envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobrás revelado pela Lava Jato.

O nome do doleiro chega a ser citado no acórdão de 58 páginas da 11.ª Câmara do Tribunal Criminal de Paris em referência às investigações do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público Federal em São Paulo que apontaram que o doleiro teria lavado US$ 2,5 bilhões entre 1994 e 2000 - parte desses recursos teriam abastecido empresas de Maluf no exterior.

O promotor de Justiça da Promotoria de Patrimônio Público e Social do Ministério Público paulista Silvio Marques ouviu Youssef em 2004, quando ele foi preso por envolvimento no caso Banestado - escândalo de evasão de cerca de US$ 30 bilhões do antigo Banco do Estado do Paraná na década de 1990. Na ocasião ele também fez delação premiada e, segundo Silvio Marques, admitiu ter movimentado dinheiro de propina que abasteceu as contas do ex-prefeito de São Paulo.

Posteriormente, como Maluf acabou se elegendo deputado de conseguiu prerrogativa de foro, o depoimento foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República e anexado às investigações contra o ex-prefeito perante o STF. Atualmente, ele é réu em duas ações penais no Supremo acusado de corrupção e lavagem devido aos desvios em seu período à frente da Prefeitura de São Paulo.

Publicidade

 Foto: Estadão

A referência ao caso faz parte do esforço dos magistrados franceses de recuperar o extenso mapeamento da movimentação milionária da família Maluf feita pelas autoridades brasileiras, suíças e francesas. Em várias vezes na decisão os magistrados do país europeu pontuam que o parlamentar utilizava doleiros em seu esquema para lavar dinheiro de corrupção e lavagem de dinheiro das obras do túnel Ayrton Senna e da Avenida Água Espraiada no período em que ele era prefeito de São Paulo (1993-1996).

A Corte francesa condenou o parlamentar devido a lavagem de dinheiro praticada por ele e seus familiares envolvendo contas na França.

Delação. Depois de sua prisão por envolvimento no escândalo Banestado, Youssef foi preso novamente pela Lava Jato em março de 2014. Com a nova prisão, os beneficios de seu primeiro acordo de delação foram cancelados e o juiz federal Sérgio Moro, que homologou a primeira colaboração do doleiro, retomou as ações contra ele decorrentes da investigação do Banestado que haviam sido suspensas como um dos benefícios do acordo.

[veja_tambem]

Diante disso, o Ministério Público Federal e a defesa do doleiro acertaram um novo acordo de delação com condições mais severas para Youssef, incluindo o sequestro de vários de seus bens e a permanência de um período mínimo de cinco anos de prisão, para que ele revelasse mais detalhes de sua atuação como doleiro, desta vez entregando nomes de políticos envolvidos em um esquema de corrupção na Petrobrás.

Publicidade

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 2, a defesa de Paulo Maluf informou que já recorreu da decisão da Justiça francesa e que "todos os valores envolvidos no processo tem origem lícita, foram declarados às autoridades brasileiras e os respectivos impostos foram pagos".

Em março de 2015, ao comentar sobre as investigações contra vários políticos, inclusive de seu partido, acusados de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, Paulo Maluf disse que "nessa operação não tenho nada".

COM A PALAVRA, O DEPUTADO PAULO MALUF

Por meio de seu assessor de Imprensa Adilson Laranjeira, o deputado Paulo Maluf (PP/SP) reagiu com indignação à informação de que o doleiro Alberto Youssef teria desviado recursos para empresas do ex-prefeito.

"Não é verdadeira a afirmação do promotor Silvio Marques de que o doleiro Alberto Youssef teria desviado dinheiro para empresas de Paulo Maluf. Silvio Marques não tem prova disso. Ninguém as têm. A notícia é mentirosa", declarou Adilson Laranjeira.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.