PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Discrição e sutileza nos diálogos

Por Guilherme Vinicius Justino Rodrigues
Atualização:
Guilherme Vinicius Justino Rodrigues. FOTO: ARQUIVO PESSOAL Foto: Estadão

Ao profissional do direito é conveniente a elegância, a sutileza e a simplicidade, tanto na sua escrita quanto na sua oratória. O inimigo desses aspectos normalmente é a própria animosidade.

PUBLICIDADE

A grosseria, por exemplo, nem é um artificio de convencimento, nem é uma ferramenta da retórica e muito menos um reforço de dialética. Aliás, como bem apontou Arthur Schopenhauer, a animosidade, normalmente, pode levar ao efeito contrário: "em caso de invectivas e insultos, é o vencido que sai vencedor".

Quando o conflito torna-se uma disputa judicial é preciso de serenidade para, em primeiro lugar, avaliar o que está envolvido nesse desentendimento, com muita empatia, de modo a antever riscos e possibilitar a prevenção do litígio.

Entretanto, o diálogo não pode transformar-se em imposição de ponto de vista ou em irônica demonstração de desacerto alheio. É preciso muito cuidado com as palavras, porque qualquer indicação de consequência nefasta, como resultado da manutenção do conflito, pode ser interpretada como mera formulação de futurologia.

Para evitar esse desvio, o melhor é volver os olhos para a causa, examinar o motivo determinante do desentendimento e identificar a possibilidade de se desviar dele, para uma possível composição. O enfrentamento de ego, como já mencionado, pode trazer o resultado oposto do que se pretende.

Publicidade

Por isso, é desaconselhável as advertências das medidas legais que serão adotadas, na hipótese de se manter um dissenso, porque o diálogo, neste contexto, fica enviesado e pode facilmente ser confundido com ameaça, o que só alongaria a resistência.

Acredito que foi nesse sentido, que Piero Calamandrei destacou a necessidade de exposição tão sutil dos argumentos que sugerem sua razão, para que o interlocutor pense que foi ele próprio quem os encontrou:

"L'avvocato deve sapere in modo così discreto suggerire al giudice gli argomenti per dargli ragione, da lasciarlo nella convinzione di averli trovati da sè".

A propósito, o professor José Renato Nalini, em entrevista para o Conjur, em 2015, ressaltou a necessidade do diálogo, não só dos profissionais do direito, mas também da sociedade para resolução das questões cotidianas:

"A sociedade precisaria estar formada por pessoas preparadas para enfrentarem, pelo menos, as pequenas questões. Ou seja, sentar, conversar. O advogado brasileiro precisa ser mais um arquiteto de soluções e não um fomentador de litígios"

Publicidade

Este entendimento conflui com a harmonia social e com a solução pacífica das controvérsias, que foram destacadas na Constituição Federal como pilares do Estado Democrático de Direito.

PUBLICIDADE

Apesar da possibilidade de paixões assumirem algum destaque, sobretudo pelos debates acalorados reservados à profissão do profissional do direito, é imprescindível alguma serenidade para o tratamento das controvérsias, ao menos a virtude da tolerância.

Digno de nota ensinamento do notável advogado Elias Farah:

"O advogado deve ser imune às paixões ou aos rancores do cliente. As hostilidades entre as partes, constituintes e litigantes, não devem ser carreadas para o processo, se nele nada influirão. Muitas demandas judiciais se prolongam, desnecessariamente, porque o que antes fora defesa de interesses patrimoniais, transformou-se, depois, exacerbadas as emoções, numa guerra de ódios e represálias".

O advogado aguerrido e combatente é importante, sobretudo para administração da justiça, no entanto, é preciso pontuar a discrepante diferença entre combativo e presunçoso. É que o primeiro tem característica de obstinado, e o segundo, de arrogante.

Publicidade

Portanto, o melhor é manter distância do vício, bem definido no jargão popular, de "ganhar no grito", para prevalecer o diálogo discreto e sútil.

Referências bibliográficas

Calamandrei, Piero. Elogio dei giudici scritto da un avvocato. Ponte Alle Grazie. Edizione digitale. 2014. Milano

Farah, Elias. Urbanidade na advocacia e no judiciário: um dever de todos. Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo. Vol. 20/2007. 2007. São Paulo

Schopenhauer, Arthur. Aforismos para sabedoria de vida. Ed. Martins Fontes. Tradução Jair Barbosa. 2002. São Paulo

Publicidade

*Guilherme Vinicius Justino Rodrigues é especialista em Direito Processual Civil e advogado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.