PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Deputado tucano sai em defesa de chefe do Ibama afastado por corrupção

Rogério Marinho (PSDB-RN) diz 'acreditar na idoneidade de Clécio Santos', alvo da Operação Kodama, que investiga supostas vantagens indevidas e prevaricação na Superintendência do Rio Grande do Norte; indicado pelo parlamentar ao órgão, o agente público foi afastado por decisão judicial nesta terça-feira, 12.

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

Dep. Rogério Marinho (PSDB-RN) FOTO Cleia Viana /Câmara dos Deputados Foto: Estadão

O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) elogiou, por meio de nota, nesta terça-feira, 12, o superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, afastado do cargo por decisão da 14.ª Vara Federal, em decisão que deflagrou a Operação Kodama, que o investiga por corrupção, prevaricação e lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

Clécio foi assessor de Marinho, relator da Reforma Trabalhista na Câmara, e é pai do suplente de vereador Clecio Júnior (PSDB-RN), de Ceará-Mirim (RN).

Segundo a Polícia Federal, 'foram identificadas pelo menos 10 condutas de favorecimento ilícito a pessoas físicas e jurídicas, as quais teriam sido beneficiadas indevidamente por meio da anulação de autos de infração, desembargo de atividade e restituição de bens apreendidos'.

"Mediante tais procedimentos, deu-se aparência de regularidade na aquisição de aproximadamente 8 toneladas de lagosta de origem não comprovada, como também, se conferiu legitimidade ao funcionamento irregular de empreendimento hoteleiro construído em área de preservação permanente e localizado na praia de Tibau do Sul", afirma a PF.

O deputado afirmou que 'a indicação de Clécio Santos para o IBAMA se deu pelos critérios técnicos e pelas qualidades profissionais do indicado reconhecidos, inclusive, pela sociedade potiguar'.

Publicidade

"Ademais, é necessário esclarecer que todo agente político deve está sujeito as fiscalizações dos órgãos de controle merecendo a ampla defesa nas investigações", diz.

Rogério Marinho ainda diz acreditar na idoneidade de Clécio Santos e que, ao final tudo, restará esclarecido.

COM A PALAVRA, IBAMA

Brasília (12/09/2017) - A investigação que resultou na Operação Kodama, deflagrada nesta terça-feira (12/09) pela Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Norte, teve apoio do Ibama e da Controladoria-Geral da União (CGU).

A Corregedoria do Ibama encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente para julgamento, em 4 de julho de 2017, Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apurou irregularidades praticadas pelo superintendente do Instituto no Rio Grande do Norte, Clécio Antônio Ferreira dos Santos.

Publicidade

A investigação da PF foi baseada nos dados do PAD instaurado pelo Ibama e em relatório de auditoria da CGU.

O Ibama continuará atuando em parceria com a PF e os órgãos de controle para coibir irregularidades na Autarquia.

COM A PALAVRA, CLECIO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Clécio Antônio Ferreira dos Santos, Superintendente do IBAMA/RN, por hora afastado de suas funções, em face da decisão proferida pelo Emin. Juiz Federal da 14° Vara, vem a público esclarecer que:

Publicidade

Entendo por bem, dizer antecipadamente, que não tenho qualquer relação espúria com terceiros investigados, seja pessoa jurídica, seja pessoa física, que não me utilizei do cargo para atender interesses pessoais e que toda minha trajetória está assentada na legalidade e na ética.

Reitero, finalmente, que exerço atividade profissional há 49 anos, servi a quatro governos estaduais, sem qualquer mácula em minha biografia.

NUNCA ROUBEI NEM DEIXEI ROUBAR, NUNCA DEI NEM RECEBI PROPINA, NUNCA CORROMPI NEM FUI CORROMPIDO, de modo que fico a total disposição das autoridades para esclarecer e colaborar com o desenrolar dos fatos, que, por si só, irão me inocentar.

Natal/RN, 12 de setembro de 2017

Clécio Antônio Ferreira dos Santos

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.