PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Demonizou-se o poder para apoderar-se dele', diz Gilmar sobre Moro e Deltan na política

Em sua conta no Twitter, ministro do Supremo Tribunal Federal bate pesado na migração para o universo político do ex-juiz federal Sérgio Moro e do procurador da República Deltan Dallagnol, artífices da mítica Operação Lava Jato

Foto do author Maria Isabel Miqueletto
Por Maria Isabel Miqueletto
Atualização:

Fotos: Fellipe Sampaio/STF; Gabriela Biló/Estadão e Théo Marques/Estadão Foto: Estadão

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes usou sua conta no Twitter para criticar a migração para a política do ex-juiz federal Sérgio Moro e do procurador da República Deltan Dallagnol, artífices da mítica Operação Lava Jato. "A seletividade, os métodos de investigações e vazamentos: tudo convergia para um propósito claro - e político, como hoje se revela. Demonizou-se o poder para apoderar-se dele", escreveu. Sem citá-los nominalmente, referia-se ao anúncio da saída de Deltan do Ministério Público e a possibilidade de ele perseguir um futuro nas urnas, seguindo os passos de Moro, que vai se filiar ao Podemos. A manifestação de Gilmar ocorreu na sexta-feira, 5, e se soma a outros pronunciamentos nas redes sociais, como o do senador Renan Calheiros e do deputado federal José Guimarães. 

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 10, o Podemos prepara grande evento em Brasília para anunciar oficialmente a filiação de Moro. Esse é o primeiro passo à possível candidatura do ex-juiz na corrida pela sucessão de Jair Bolsonaro.

Em novembro de 2016, o então juiz Sérgio Moro, no auge da Lava Jato, afirmou em entrevista ao Estadão que 'jamais entraria para a política'. "Sou um homem de Justiça e, sem qualquer demérito, não sou um homem da política", disse, à época. Foi a primeira entrevista de Moro. Agora, decorridos cinco anos, ele se filia a um partido político, contrariando suas próprias declarações.

Leia a íntegra da entrevista concedida por Moro em 2016.

Publicidade

Capa do Estadão do dia 6 de novembro de 2016 Foto: Estadão

Deltan anunciou, na última quinta-feira, 4, seu pedido de exoneração do Ministério Público, como noticiou com exclusividade a colunista do Estadão Eliane Cantanhêde, depois de uma carreira de 18 anos. Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-coordenador da força-tarefa diz que poderá 'avaliar e refletir' melhor sobre os planos após sair definitivamente do cargo, sem confirmar suas pretensões políticas.

O Podemos começou a circular no início de novembro os convites para a filiação de Sérgio Moro à sigla, em ato que será realizado na manhã desta quarta-feira, 10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O ex-ministro da Justiça é um dos nomes da chamada 'terceira via' na disputa presidencial de 2022. O slogan da campanha de filiação de Moro será "Juntos, Podemos construir um Brasil justo para todos".

"Alerto há alguns anos para a politização da persecução penal. A seletividade, os métodos de investigações e vazamentos: tudo convergia para um propósito claro - e político, como hoje se revela. Demonizou-se o poder para apoderar-se dele. A receita estava pronta", disse Gilmar, no Twitter. 

O senador Renan Calheiros se manifestou em sua conta no Twitter pontuando que Deltan 'não fez outra coisa na Lava Jato, só política'. "Por isso foi denunciado e punido pelo CNMP, por isso foi apanhado em flagrante na Vaza Jato e na Spoofing, por isso eu o processei, ganhei a causa e o condenei duas vezes", escreveu.

O deputado federal José Guimarães avaliou 'nunca ter sido secreta' a intenção dos ex-membros do Judiciário de entrar no universo político. "Deltan Dallagnol larga o MP para ingressar na política. Nunca foi segredo que ele e Moro sempre atuaram como agentes políticos para perseguir Lula de forma truculenta na Lava Jato", afirmou, em sua conta no Twitter.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.