PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Executivo relata almoço com Gim e ministro do TCU para 'não prejudicar empreiteiras'

Executivo da Andrade Gutierrez contou a procuradores da Lava Jato sobre encontro em junho de 2014; na época, Vital do Rêgo era senador pelo PMDB da Paraíba

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Ricardo Brandt , Mateus Coutinho e Fausto Macedo
Atualização:

Vital do Rêgo. Foto: Ed Ferreira/Estadão

Atualizada às 12h36

Gustavo Barreto, executivo da Andrade Gutierrez, relatou à Procuradoria-Geral da República, um almoço que teria ocorrido em junho de 2014 na casa do ex-senador Gim Argello (PTB-DF) com a presença do então senador do PMDB da Paraíba Vital do Rêgo - hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) -, para 'não prejudicar as empreiteiras'.

O encontro, segundo os investigadores, tinha como objetivo acerta esquema de cobrança de propina para não convocar os empreiteiros e livra-los de convocações das CPIs do Senado e mista (Senado e na Câmara dos Deputados) da Petrobrás. As informações constam de nova denúncia contra o ex-senador Gim Argello.

 
Teriam participado ainda Cláudio Melo Filho, da Odebrecht, e José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, e Roberto Zardi, estes da OAS. 

PUBLICIDADE

Naquele ano, Vital do Rêgo era presidente da CPI Mista da Petrobrás e Gim Argello membro da CPI do Senado e vice-presidente da CPMI.

Publicidade

"Como relatado por Gustavo Barreto, executivo da Andrade Gutierres, foi efetuado um almoço na residência de Gim Argello, com a presença de Cláudio Melo Filho, representando a Odebrecht, em meados de junho de 2014, no qual foram tratadas questões relacionadas à CPI do Senado e CPI Mista por parte do Parlamentar, que salientou que a ideia não era prejudicar as empreiteiras. Nesse almoço estavam também presentes Léo Pinheiro, Roberto Zardi, da OAS, e o então senador Vital do Rêgo", aponta denúncia contra Gim Argello e mais nove investigados, entre eles o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht.

[veja_tambem]

Como ministro do TCU, Vital do Rêgo tem direito a foro privilegiado. O ex-senador peemedebista é alvo de pedido de investigação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A solicitação de inquérito tem como base a delação do senador Delcídio Amaral (ex-PT-MS).

Ex-líder do governo, Delcídio afirmou que Vital do Rêgo, entre outros, 'cobrava 'pedágios' para não convocar e 'evitar' maiores investigações contra Léo Pinheiro, Julio Camargo e Ricardo Pessoa'.

Julio Camargo era lobista de multinacionais junto à Petrobrás. Ricardo Pessoa era presidente da UTC Engenharia e presidiu o club vip do cartel das empreiteiras que se instalaram na Petrobrás .

Publicidade

A força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, que investiga a participação de Gim no esquema, afirma que entre abril e maio de 2014, ele fez 'diversos contatos' com Cláudio Melo Filho, funcionário do Grupo Odebrecht, e cobrou 'pagamento de vantagem indevida no valor de R$ 5 milhões, a fim de tutelar interesses próprios e de executivos do Grupo Odebrecht, no sentido de evitar a convocação de empresários desse Grupo para depor na CPI do Senado e na CPI Mista'.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"Por sua vez, Cláudio Melo Filho, com a chancela e a autorização de Marcelo Bahia Odebrecht, com o intuito de zelar pelos executivos do Grupo Odebrecht para que não fossem convocados a depor no Parlamento, ofereceu e prometeu o pagamento da vantagem indevida no valor de R$ 5 milhões a Gim Argello, promessa que restou imediatamente aceita pelo então senador", sustentam os procuradores.

O Ministério Público Federal identificou 'vários contatos telefônicos' mantidos entre Cláudio Melo Filho e Gim Argello nos dias 19 de abril de 2014, 22 de abril de 2014, 5 de junho de 14, 24 de junho de 2014, 9 de julho de 2014, 18 de julho de 2014, 21 de agosto de 2014, 8 de setembro de 2014, 11 de setembro de 14, 'época em que instavam instaladas as Comissões Parlamentares de Inquérito'.

"A importância de Cláudio Melo Filho no âmbito do Grupo Odebrecht e, mais ainda, a proximidade e a relação de confiança que se estabelece entre ele e Marcelo Odebrecht pode ser depreendida não apenas em decorrência de ser aquele o suplente desse em diversos Conselhos de Administração no âmbito do Grupo Odebrecht, mas, ainda, do teor dos e-mails apreendidos na sede da empreiteira", afirma a força-tarefa.

COM A PALAVRA, VITAL DO RÊGO:

Publicidade

A reportagem procurou o ministro Vital do Rêgo, por meio do TCU. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, A OAS:

A OAS não comentará o assunto.

COM A PALAVRA, A ODEBRECHT: "A empresa não se manifestará sobre o tema".

COM A PALAVRA, A UTC: "A UTC não comenta investigações em andamento."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.