PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Delator aponta influência de tucano em diretoria da Petrobrás em 2002

Ex-deputado Alexandre Santos, que depois se filiou ao PMDB, teria 'muita influência' na diretoria de Serviços da estatal na época, segundo Fernando Baiano

Foto do author Julia Affonso
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Ricardo Brandt
Atualização:

O ex-deputado Alexandre Santos. Foto: Divulgação

Em seu depoimento à força-tarefa da Lava Jato, o lobista e delator Fernando Antonio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano citou, pela primeira vez, a influência de um parlamentar do PSDB na diretoria de Serviços da Petrobrás durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB/1995-2002).

PUBLICIDADE

O delator, com grande trânsito no meio político, contou aos investigadores que conheceu o parlamentar em 2002 em um restaurante de um amigo, quando ele ainda estava no PSDB, e foi informado por este amigo que Alexandre "era muito influente na Diretoria de Serviços da Petrobrás na época". Alexandre Santos foi filiado ao PSDB de 1994 a 2003, tendo se filiado ao PP entre 2003 e 2005 e, desde então, está no PMDB, partido pelo qual exerceu mandato na Câmara até o ano passado. Atualmente ele não exerce mais mandato parlamentar. Sua mulher Soraya Santos é deputada federal pelo PMDB do Rio.

Baiano informa ainda que manteve contato com o ex-parlamentar desde então em outras ocasiões, incluindo eventos sociais, mas que nunca fecharam nenhum negócio. Apesar de ser a primeira vez que um delator cita a influência do PSDB em uma diretoria da estatal durante o governo Fernando Henrique Cardoso, outros delatores já mencionaram o pagamento de propinas nos períodos que antecederam os governos do PT. O ex-gerente de Serviços e também delator Pedro Barusco, por exemplo, afirmou que recebeu propinas da holandesa SBM Offshore desde o primeiro contrato de navio-sonda da estatal, em 1995.

 

[veja_tambem]

Publicidade

O esquema de loteamento político e cobrança de propinas nas diretorias da Petrobrás foi revelado pela Lava Jato no ano passado. Segundo relataram os delatores, a partir de 2003 a diretoria de Serviços passou a ser "cota" do PT na estatal, recebendo propinas que variavam de 1% a 2% dos valores dos contratos da petrolífera e cuja metade era destinada ao partido dos trabalhadores. Esquema semelhante era adotado nas diretorias de Abastecimento (cota do PP) e Internacional (cota do PMDB).

Cunha. O delator revela ainda que Alexandre Santos o apresentou ao presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2009, durante um café da manhã no hotel Marriot, no Rio de Janeiro. "Alexandre comentou com Eduardo Cunha que o depoente (Baiano) era conhecido e tinha negócios na Petrobrás, que representava empresas espanholas e que tinha uma relação próxima com Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da estatal e delator da Lava Jato), contou o lobista.

 

Ainda segundo o delator, foi a partir deste encontro que ele buscou estreitar sua relação com Cunha, pois sabia que ele era um político "muito influente".

Procurado pela reportagem, o PSDB informou que não tomou conhecimento do caso e que cabe ao ex-parlamentar se explicar. A reportagem entrou cm contato com a assessoria do diretório do PMDB no Rio e da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), esposa de Alexandre, mas não conseguiu localizar o ex-parlamentar para comentar o caso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.