Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Defesa prévia de executivo da Odebrecht na Justiça cita 'dedurar'para atacar delações

Na CPI da Petrobrás presidente da maior empreiteira do País disse que 'prá alguém dedurar tem que ter o que dedurar'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Mateus Coutinho

PUBLICIDADE

O uso do termo 'dedurar' como forma de confrontar as delações premiadas da Operação Lava Jato - usado pelo empresário Marcelo Bahia Odebrecht, em seu depoimento à CPI da Petrobrás na terça-feira, 1, - faz parte também de peça de defesa apresentada pela banca de criminalistas que defendem a empreiteira e seu presidente na Justiça Federal do Paraná.

A defesa inicial apresentada pelos defensores do executivo Márcio Faria - preso com Odebrecht em 19 junho, na Operação Erga Omnes, desdobramento da Lava Jato - elencou no capítulo sobre a suposta "nulidade dos acordos de delação premiada e da prova produzida a partir de sua inválida celebração", o item 'filhos' para acusar "uma verdadeira farra das delações premiadas".

Trecho de inquérito da Lava Jato que qualifica Márcio Faria, da Odebrecht / Reprodução 

"Sem discutir a (i) moralidade de um instituto que permite ao Estado abraçar aquilo que não toleraríamos ver nossos filhos praticando no colégio, e com todo o respeito às autoridades que vêm se dedicando a propagar a caguetagem como instrumento fundamental de proteção ao bem comum, o que se tem visto na Operação Lava Jato é uma verdadeira farra das delações premiadas."

+ Advogado de Odebrecht aponta 'desvio de finalidade' de CPI da Petrobrás

Publicidade

A peça que tem 60 páginas é assinada pelos advogados Dora Cordani Cavalcanti, Augusto de Arruda Botelho, Rafael Tucherman e Vinícius Scatinho Lapetina. Datada de 10 de agosto, ela foi protocolada na ação penal em que Odebrecht e os demais executivos são réus acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

"Com a perdão pela eloquência, a expressão se justifica por diversos motivos. O primeiro deles é a abominável - e ainda por cima ilegal - inter-relação entre delação e prisão cautelar, de modo algum prevista na Lei 12.850/13, mas aplicada como regra na Lava Jato", sustentam os advogados.

Prédio da Odebrecht em São Paulo. Foto: Paulo Whitaker/Reuters

"Por mais que a Procuradoria da República e esse MM. Juízo insistam em negar, a realidade é nua e crua: todos os imputados que estavam presos tiveram sua custódia convertida em domiciliar quando viraram delatores, e nenhum delator que estava solto veio a ser preso depois de celebrar o acordo."

Na primeira peça de defesa formal no processo aberto contra os integrantes da Odebrecht, os defensores de Márcio Faria afirmam que "a delação é o único antídoto contra os encarceramentos cautelares que proliferam na Lava Jato".

"Afinal, impossível afirmar ser voluntária a decisão de desistir de se defender e passar a dedurar supostos comparsas, quando é sabido por todos que não o fazer significa arriscar-se a ser custodiado - ou, pior ainda, representa a certeza de que, afora se concedido um habeas corpus, a prisão se prolongará a perder de vista."

Publicidade

Os criminalistas defendem que "todos os acordos de colaboração avençados na Lava Jato estão eivados pelo vício de vontade".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.